Alpargatas ganha R$ 2 bi em valor de mercado nas mãos da J&F

Holding dos irmãos Batista havia comprado a dona da Havaianas há 18 meses

São Paulo — A Alpargatas, dona da Havaianas, ganhou mais de 2 bilhões de reais em valor de mercado durante o tempo em que esteve nas mãos do grupo J&F. Atualmente, a companhia vale cerca de 6,45 bilhões de reais na Bolsa, segundo dados da provedora de informações financeiras Economatica.

A holding dos irmãos Batista controlou a fabricante de calçados por um período de 18 meses. Em novembro de 2015, a J&F comprou a Alpargatas da Camargo Corrêa. A transação foi uma das maneiras encontradas pela Camargo Corrêa para cumprir obrigações decorrentes de um acordo de leniência fechado no âmbito da Lava Jato. A venda rendeu, no total, 2,667 bilhões de reais.

Curiosamente, a J&F se desfez ontem da Alpargatas pelo mesmo motivo. Depois que membros da família Batista admitiram o suborno de políticos em troca de vantagens para as suas empresas, a companhia fechou um acordo com a Justiça que prevê o pagamento de uma multa no valor de 10,3 bilhões de reais.

Os novos controladores serão a Itaúsa (holding de investimentos do Itaú), além do Cambuhy/Brasil Warrant (braços de investimento da família Moreira Salles). A compra foi fechada por 3,5 bilhões de reais.