Ações têm poucas variações antes de reuniões de BCs

Investidores mantinham-se fora do mercado antes de reuniões de política que podem fornecer indicações sobre as futuras ações do BCE e do banco central britânico

Londres – As ações europeias se mantinham perto da máxima em cinco anos e meio nesta quinta-feira, com investidores mantendo-se fora do mercado antes de reuniões de política que podem fornecer indicações sobre as futuras ações do Banco Central Europeu (BCE) e do banco central britânico.

Às 7h41 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha leve alta de 0,25 por cento, para 1.324 pontos.

Ambos os bancos centrais devem manter as taxas de juros inalteradas, mas a expectativa é de que o BCE relembre aos mercados que sua política pode ficar mais expansionista se a inflação permanecer muito baixa ou se as condições do mercado monetário apertarem.

“Os altistas esperam um BCE bem brando já que terão que começar a lidar com a deflação neste ano. No longo prazo, esperamos mais ação expansionista do BCE e isso será um dos principais elementos que conduzirão o desempenho acima da média do mercado acionário europeu”, disse o diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, Philippe Gojsels.