Ações europeias sobem e operadores citam notícia sobre EFSF

O Fundo Europeu de Estabilização Financeira poderá comprar títulos espanhóis nos mercados primário e secundário

Londres – As ações europeias subiam nesta quinta-feira, com operadores citando um reportagem da Dow Jones informando que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês) poderá comprar títulos espanhóis nos mercados primário e secundário.

A reportagem citou um esboço de memorando de entendimento segundo o qual o fundo de resgate temporário da União Europeia (UE) separará fundos de ajuda para comprar títulos espanhóis e que haveria dois órgãos para compras de títulos.

Às 8h22 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,65 por cento, para 1.060 pontos.

Mais cedo, as ações europeias já haviam atingido o maior nível em 11 semanas, uma vez que resultados corporativos acima das expectativas, como os da Electrolux, aumentaram o apetite dos investidores por ativos risco.

A Electrolux avançava quase 7 por cento depois que seus resultados superaram as previsões, mas a empresa projetou uma demanda estável ou levemente menor em importantes mercados europeus neste ano. A AkzoNobel ganhava 5 por cento também após superar as estimativas do mercado, mas alertou para o ambiente difícil e a continuidade de custos altos de matérias-primas.