Ações se fortalecem antes de audiência de Yellen na Câmara

Os investidores apostam que a nova comandante do Fed passará por sua primeira audiência sem causar distúrbios nos mercados

Sydney – Os mercados asiáticos ganharam firmeza nesta terça-feira conforme investidores apostavam que a nova chair do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, passará por sua primeira audiência na Câmara dos Deputados sem causar distúrbios nos mercados.

Às 7h08 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1,2 por cento, com Hong Kong liderando a alta com ganho de 1,78 por cento.

Janet Yellen, a chair do Fed, falará ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara às 13h (horário de Brasília) e provavelmente enfrentará perguntas sobre a situação do mercado de trabalho e o futuro ritmo da redução dos estímulos.

Operadores disseram que a aposta mais recente era de que, embora acreditam que o tom será provavelmente otimista em relação à economia, Yellen enfatizará que as taxas de juros vão permanecer perto de zero por um período prolongado.

“O mercado está mais pronto para sentir-se aliviado do que encorajado com os comentários de Yellen, que devem esclarecer incertezas sobre o ritmo de redução do Fed e planos sobre a elevação da taxa de juros”, disse Chung Seung-jae, analista da Mirae Asset Securities em Seul.

“Na ausência de uma reunião do Fed em fevereiro, as declarações delas são consideradas como o maior evento de risco no mês.” Veja o desempenho das bolsas da região: PONTUAÇÃO VARIAÇÃO % Nikkei feriado Hong Kong 21.962 +1,78% Xangai 2.103 +0,84% Seul 1.932 +0,46% Taiwan 8.430 +0,46% Cingapura 3.029 +0,39% Sydney 5.254 +0,62% REUTERS RF CMO