Ações estão perto de máxima em 2012 com esperanças sobre EUA

Movimento segue ganhos durante a noite em Wall Street

LONDRES – As ações europeias caminham para atingir as máximas de 2012 nesta terça-feira, seguindo ganhos durante a noite em Wall Street motivados por sinais de progresso sobre um compromisso para suspender as medidas de austeridade nos Estados Unidos que poderiam afetar as perspectivas da maior economia do mundo.

Às 8h04 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 operava em alta de 0,43 por cento, a 1.137 pontos, quase atingindo o maior resultado do ano, assim como o índice francês CAC que registrava alta de 0,18 por cento, a 3.644 pontos.

O alemão DAX atingiu a maior alta de 2012, subindo 0,58 por cento, a 7.648 pontos, na medida em que investidores favoreciam um mercado caracterizado por ações defensivas com exposição a mercados emergentes. Do outro lado do Atlântico, o S&P 500 fechou em alta de 1,2 por cento após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter feito uma contraproposta aos republicanos que inclui uma mudança na posição sobre o aumento de impostos aos mais ricos, de acordo com uma fonte. “As notícias sobre o ‘abismo fiscal’ foram encaradas de forma positiva pelos mercados na Europa após (terem desempenho inferior em relação a)… os Estados Unidos recentemente”, disse o trader Jawaid Afsar, da Securequity.