Ações europeias registram maior queda diária em duas semanas

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 1%, aos 1.033 pontos

Londres – As ações europeias tiveram sua pior queda diária em cerca de duas semanas nesta sexta-feira com as persistentes preocupações com o crescimento econômico dos Estados Unidos e a crise da dívida da zona do euro, que levaram investidores a vender papéis, embora sem evitar a quinta semana seguida de ganhos acumulados.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 1,0 por cento, aos 1.033 pontos -sua maior queda em um dia desde as perdas de 1,6 por cento registradas em 25 de junho.

O índice de blue chips Euro STOXX 50 caiu 2,15 por cento, para 2.235 pontos.

Dados mais fracos que o esperado sobre emprego nos Estados Unidos em junho e um aumento nos yields dos títulos espanhóis, que voltaram a superar o patamar de 7 por cento, pesaram sobre o sentimento nos mercados, com ações do setor bancário entre os mais atingidos.

Na semana, embora os dois índices tenham registrado ganhos após a cúpula da União Europeia (UE), e que resultou em anúncios de medidas para combater a crise da dívida da região na sexta-feira passada, investidores afirmam que o rali foi desaparecendo rapidamente devido a preocupações sobre as contrapartidas políticas para o acordo.

“Os problemas ainda não foram resolvidos. Ainda não vendemos a posse de nossas ações ainda, mas estamos pensando em vender.

Esse é um ambiente de negociação”, avaliou o chefe da Integrated Asset Management, Emanuel Arbib.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com baixa de 0,53 por cento, a 5.662 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX perdeu 1,92 por cento, para 6.410 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 recuou 1,88 por cento, a 3.168 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve queda de 2,53 por cento, para 13.732 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 perdeu 3,1 por cento, a 6.738 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 2,54 por cento, para 4.739 pontos.