Ações europeias seguem Ásia e operam em alta

Papéis de recursos básicos e petróleo tiveram bons ganhos após o líder do Partido Comunista Xi Jinping dizer que o país vai garantir um crescimento econômico estável

Londres – As ações europeias operam em alta nesta quarta-feira, seguindo ganhos durante a noite na Ásia e se aproximando de novas máximas em 2012, após comentários do novo líder chinês impulsionarem as expectativas de crescimento global e alimentarem um rali nas ações de commodities.

Às 8h02 (horário de Brasília) o índice FTSEurofirst 300 operava em alta de 0,2 por cento, aos 1.123 pontos, com a máxima de fechamento do ano de 1.128 pontos no alvo. As ações de recursos básicos e petróleo tiveram bons ganhos após o líder do Partido Comunista chinês Xi Jinping dizer que o país vai garantir um crescimento econômico estável, provocando um raly nas ações chinesas, com o índice de Xangai subindo 2,87 por cento.

O FTSEurofirst 300 e o índice de blue chips da zona do euro subiram entre 5,5 e 7 por cento desde meados de novembro, à medida que a confiança dos investidores melhorou em torno da crise da dívida da zona do euro e as negociações orçamentárias nos Estados Unidos.