Ações europeias recuperam-se com alta da Deutsche Telekom

Expectativas de um possível acordo sobre a questão da dívida dos Estados Unidos também impulsionavam as ações

Londres- As bolsas europeias subiam nesta sexta-feira, interrompendo dois dias de perdas, com o Deutsche Telekom apresentando um desempenho acima da média do mercado, enquanto expectativas de um possível acordo sobre a questão da dívida dos Estados Unidos também impulsionavam as ações.

Às 8h13 (horário de Brasília), o índice das blue-chips da zona do euro Euro STOXX 50 index subia 0,55 por cento, para 2.918 pontos, enquanto o índice FTSEurofirst 300 tinha variação positiva de 0,02 por cento, a 1.242 pontos.

Um ganho de 1,95 por cento da Deutsche Telekom proporcionava uma das maiores elevações no FTSEurofirst, uma vez que o UBS aumentou o rating do grupo alemão para “compra” ante “neutro”.

O FTSEurofirst 300 atingiu máxima em cinco anos de 1.274 pontos no final de setembro, enquanto o Euro STOXX 50 alcançou máxima em dois anos de 2.955 pontos.

Ambos os mercados subiram cerca de 10 por cento desde o início de 2013, mas perderam terreno em outubro após o governo norte-americano sofrer uma paralisação parcial nesta semana devido às discordâncias sobre o orçamento.

O impasse orçamentário, por sua vez, levou a preocupações sobre o teto da dívida norte-americana de 16,7 trilhões de dólares, que, segundo o secretário do Tesouro, Jack Lew, deverá ser atingido até 17 de outubro.