Ações europeias avançam impulsionadas por BHP

Maior mineradora do mundo disse que poderia realizar a cisão de ativos, sustentando avanços nas ações nessa sexta-feira

Paris – As ações europeias avançavam nesta sexta-feira, ganhando terreno pela quarta vez em cinco sessões, sustentadas pela BHP Billion depois que a maior mineradora do mundo disse que poderia realizar a cisão de ativos.

Às 7h58 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,73 por cento, a 1.338 pontos.

O índice deve registrar seu maior ganho semanal desde meados de fevereiro, uma alta de cerca de 2,1 por cento, em recuperação de um forte recuo que começou no final de junho motivado por temores de uma escalada no conflito ucraniano e também por sanções ocidentais contra a Rússia.

Um feriado em diversos países europeus deve manter os volumes de negociação baixos nesta sexta-feira, embora a maioria das bolsas nacionais estivessem abertas.

As ações da BHP subiam 2,3 por cento depois que o grupo confirmou sua preferência por uma cisão de ativos indesejados de alumínio, manganês e níquel. Outras ações do setor de mineração também subiam, com a Rio Tinto avançando 1,4 por cento e a Anglo American com alta de 1,1 por cento.