Ações de estatais disparam com rumores de pesquisa eleitoral

Papéis reagem antecipando a divulgação de uma pesquisa de intenção eleitoral elaborada pelo Ibope, e que será divulgada hoje à noite

São Paulo – As ações de empresas estatais federais têm forte alta na tarde de hoje, impulsionando o Índice Bovespa. Segundo rumores de mercado, os papéis reagem antecipando a divulgação de uma pesquisa de intenção eleitoral elaborada pelo Ibope, e que será divulgada hoje à noite.

Por volta das 16h40, as ações ordinárias (ON, com voto) da Eletrobras tinham 5,37% de alta, e as ações ON do Banco do Brasil subiam 4,43%. As ações ON da Petrobras tinham 3,96% de alta, enquanto as PN tinham 3,24% de valorização. Ajudado por esses papéis, o Ibovespa avançava 1,02%, chegando aos 46.623 pontos.

De acordo com um operador de ações de uma grande corretora paulista, os rumores são de que, na comparação com a pesquisa anterior, o provável candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, teria subido oito pontos em relação à presidente Dilma Rousseff, que deve disputar a reeleição.

Em dezembro, pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontava Dilma com 43% das intenções de voto, enquanto que Aécio aparecia com 14% e Eduardo Campos, do PSB, com 7%.

Procurado pelo blog Arena, o Ibope confirmou a existência da pesquisa, que foi encomendada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela Rede Globo. Portanto, os resultados da pesquisa serão conhecidos provavelmente na noite de hoje, quando forem divulgados pelos veículos.