Ações da Volks e da Porsche avançam por planos de fusão

A montadora alemã chegou a ganhos de 5,20%, enquanto a Porsche teve alta de 1,4%

Wolfsburg/Frankfurt – As ações da Volkswagen tinham forte alta nesta quinta-feira depois do acordo da montadora alemã para comprar a metade remanescente da marca de carros esportivos Porsche, concluindo um prolongado processo de fusão.

As ações da Volkswagen tinham ganho de 5,20 por cento às 11h57 (horário de Brasília), enquanto as da Porsche subiam 1,4 por cento. As companhias anunciaram na quarta-feira que a Volks pagará 4,46 bilhões de euros (5,9 bilhões de dólares) em dinheiro e uma ação ordinária para a companhia holding da Porsche por 50,1 por cento dos negócios de carros da marca que ainda não possui.

“A Volks está fazendo um bom negócio”, disse o analista Stuart Pearson, do Morgan Stanley, em Londres. Ele prevê que a conclusão do negócio elevará em 6 por cento o lucro da Volks no ano que vem.

Com seu volume de vendas subindo perto de 20 por cento, o principal desafio da Porsche é assegurar suficiente capacidade de produção, e a integração com a Volks pode ajudar nesse sentido, acrescentou Pearson.

A Volks planeja começar a produzir alguns modelos Porsche em suas fábricas.

Maior montadora da Europa, a Volks espera acelerar a integração com a Porsche em busca de economias de custos anuais de 700 milhões de euros.