Estácio lidera perdas na Bolsa após lucro abaixo do esperado

Empresa divulgou lucro líquido de 45 milhões; expectativa do mercado era de lucro de 62 milhões

São Paulo – Os papéis da Estácio Participações lideravam as perdas do Ibovespa na manhã desta sexta-feira, com queda de 5% na mínima do dia. Na última quinta-feira, a companhia divulgou seu balanço do quarto trimestre de 2013. O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado.

O lucro líquido da rede de ensino privado triplicou no quarto trimestre, na comparação com o mesmo período de 2012, chegando em 45,1 milhões de reais. O resultado foi impulsionado pelo avanço da receita líquida, além da melhora do resultado financeiro.

A expectativa dos analistas era de lucro de 62,4 milhões de reais no período. No acumulado do ano, o lucro foi de 244,7 milhões de reais, alta de 123,1% sobre 2012.

O resultado financeiro da companhia ficou positivo em 3,7 milhões de reais, ante um resultado negativo de 12 milhões de reais um ano antes.

“O resultado vem muito alinhado com crescimento da base de alunos, basicamente orgânico”, disse à Reuters o diretor executivo de finanças e de relações com investidores da companhia, Virgílio Gibbon.

Evasão de alunos

A Estácio encerrou 2013 com uma base total de 315,7 mil alunos, 16,3% acima de 2012, sendo 255 mil alunos matriculados nos cursos presenciais.

A companhia registrou uma evasão de 20,7 mil alunos, 8 mil a mais na comparação com o mesmo período de 2012, por conta de uma base “mais jovem”, com mais alunos matriculados nos três primeiros períodos.

Também contribuíram para este aumento a evasão de alunos do Financiamento Estudantil (Fies), além de uma limpeza de base de 3 mil alunos, que não tinham efetivado o trancamento de matrícula ou não apresentavam aproveitamento acadêmico.

Com a limpeza da base, a companhia tem expectativa de melhora da evasão em 2014, de acordo com Gibbon. “Estamos pensando em uma renovação acima do esperado, com a base mais limpa”, afirmou.