Ações caem após decisão do BCE sobre dívida grega

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,18 por cento, a 1.484 pontos

Paris/Londres – As ações europeias caíam nesta quinta-feira depois que o Banco Central Europeu (BCE) cancelou de maneira abrupta a aceitação dos bônus gregos em troca de financiamento, passando o fardo para o banco central do país.

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,18 por cento, a 1.484 pontos.

As ações bancárias gregas despencaram, com o índice de bancos da bolsa de Atenas registrando desvalorização de 13,3 por cento, levando o índice grego geral ATG a uma baixa de 5,9 por cento.

Os papéis do Alpha Bank caíam 9,2 por cento e os do Eurobank perdiam 13,3 por cento. As ações do National Bank of Greece tinham desvalorização de 14,6 por cento.

“O BCE surpreendeu o mercado”, disse um operador operando em Atenas. “Dado os acontecimentos e o fato de que os bancos gregos tiveram um rali de mais de 50 por cento nas últimas cinco sessões, isso foi um gatilho para a realização de lucros”.

A decisão do BCE, que significa que o banco central grego terá que fornecer dezenas de bilhões de euros em liquidez emergencial adicional aos seus bancos nas próximas semanas, foi uma resposta ao que muitos em Frankfurt veem como o abandono do governo grego de seu programa de ajuda em troca de reformas.