Ações europeias avançam com expectativa por mais estímulos

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais bolsas europeias, avançou 0,36%, aos 953 pontos

Londres – As ações europeias subiram nesta terça-feira após uma sessão agitada e nervosa, com investidores comprando papéis subestimados na esperança de mais ações globais de política monetária para alimentarem a recuperação econômica. Segundo dados preliminares, o índice Euro STOXX 50 subiu 0,40 por cento, para 2.087 pontos, prorrogando o salto modesto do pregão anterior, após atingir a mínima de encerramento em oito meses na sexta-feira.

Já o índice FTSEUROFIRST 300, que reúne as principais bolsas europeias, avançou 0,36 por cento, aos 953 pontos, também com dados preliminares. Os volumes de negociação no continente foram baixos, no segundo dia seguido sem atividade nos mercados britânicos devido a feriado. “Se você olhar para os mercados acionários nos últimos dias, de fato há certa expectativa de que algo é feito pelos governos.

Não estou certo se será o G7, líderes políticos europeus ou BCE (Banco Central Europeu) que tomará a iniciativa”, disse a chefe global de pesquisa europeia na CA Cheuvreux, Luca Solca.

Investidores aguardam com grande expectativa o encontro do BCE na quarta-feira, e um discurso do chairman do Federal Reserve (banco central norte-americano), Ben Bernanke, na quinta-feira, à espera de anúncios de medidas em política monetária.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,15 por cento, para 5.969 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,07 por cento, a 2.986 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou 0,63 por cento, para 12.973 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 valorizou-se 0,45 por cento, a 6.267 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 teve alta de 0,46 por cento, para 4.492 pontos.