Ações asiáticas sobem com resultados nos EUA e BCE

Resultados de companhias de tecnologia e esperanças de novos estímulos do BCE compensaam preocupações sobre a perspectiva para a economia global

Tóquio – As ações asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira com resultados positivos de duas companhias norte-americanas de tecnologias consideradas termômetros, e esperanças de novos estímulos do Banco Central Europeu (BCE) compensando preocupações sobre a perspectiva para a economia global.

Às 7h41 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1,08 por cento, para perto da máxima de duas semanas, enquanto o índice japonês Nikkei fechou em alta de 2,64 por cento, recuperando terreno perdido na queda de 2 por cento da terça-feira.

A confiança foi impulsionada após a Reuters noticiar que o BCE está estudando a compra de bônus corporativos, um passo que ajudaria bancos a liberar mais de seus balanços para empréstimos. A autoridade monetária pode tomar uma decisão já em dezembro com perspectiva de começar as compras no começo do ano que vem, segundo diversas fontes familiarizadas com o assunto.

“As notícias deram início à caça por barganhas já que as ações japonesas recuaram a níveis que precificaram o pior cenário possível”, disse o diretor-executivo da UBS Wealth Management, Toru Ibayashi, em referência aos temores de que a economia da Europa pode voltar a cair em recessão. Nas negociações nos Estados Unidos, as ações da Apple e da Texas Instruments subiram com resultados trimestrais mais fortes que o esperado, impulsionando o índice Nasdaq em mais de 2 por cento. O índice S&P 500 subiu 1,96 por cento, marcando seu maior ganho percentual diário desde outubro de 2013 e a quarta sessão consecutiva de alta.

Dados comerciais do Japão divulgados nesta quarta-feira também sustentaram as compras em Tóquio. As exportações subiram 6,9 por cento em setembro ante o ano anterior, o ritmo mais rápido em sete meses, sinal de que a demanda externa está começando a subir. A bolsa de Cingapura ficou fechada por feriado, e retomará as atividades na quinta-feira.