Ações europeias anulam ganhos e caem em pregão volátil

O índice das principais ações europeias, FTSEurofirst 300, perde 0,41%, aos 1.098 pontos

Londres – As ações europeias reverteram ganhos iniciais e caíam nesta sexta-feira, num pregão volátil, com o sentimento vulnerável aos resultados dos testes de estresse dos bancos da Espanha e à revisão do rating de crédito do país pela agência de classificação de risco Moody’s previstos para esta sexta-feira.

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 perdia 0,41 por cento, para 1.098 pontos, recuando da máxima intradia de 1.107 pontos, mostrando volume pequeno, em torno de 20 por cento da média diária de 90 dias.

Os operadores estavam relutantes em dar muita ênfase à ação do mercado do dia, dizendo que havia um sentimento típico de final de trimestre, com administradores de fundos reposicionando portfólios no final de um forte trimestre para as ações.

“O que nós estamos vendo hoje são investidores/administradores de fundos ajustando posições no final do trimestre, e voltando-se para o novo trimestre também”, afirmou o chefe de negociação do TJ Markets, Manoj Ladwa.

“Os mercados têm sido voláteis nos últimos dias, portanto nós esperamos que tenha oscilação como vinha tendo.”