Ação da OGX sobe 5% após compromisso de aporte de Eike

O bilionário Eike Batista ofereceu comprar até US$ 1 bilhão em novas ações da empresa até abril de 2014

São Paulo – O papel da OGX tinha forte alta na Bovespa nesta quinta-feira, após a oferta do controlador da petroleira, o bilionário Eike Batista, para comprar novas ações da companhia.

Em comunicado enviado ao mercado na noite de quarta-feira, Eike ofereceu comprar até 1 bilhão de dólares em novas ações da OGX até abril de 2014, pagando 6,30 reais por ação.

O preço proposto embute um prêmio de 36,1 por cento em relação ao fechamento de quarta-feira, quando as ações da OGX afundaram 7,8 por cento na bolsa paulista.

“Eike sinalizou para o mercado que as ações estão muito baratas na ótica dele”, avaliou a equipe de análise da XP Investimentos. “Mas ainda faltam detalhes importantes sobre como será feita a operação.” Às 12h12, as ações da OGX subiam 5,18 por cento, a 4,87 reais –na máxima intradiária, o papel chegou a ser negociado a 5,01 reais, com valorização acima de 8 por cento. O papel ajudava a impulsionar o Ibovespa, que tinha ganho de 1,69 por cento.

Segundo o fato relevante enviado pela OGX, a opção “está condicionada à necessidade de capital social adicional da companhia e a ausência de alternativas mais favoráveis”.

No ano até 24 de outubro, a ação da OGX tem queda de 62 por cento, penalizada pela desconfiança do mercado com a capacidade da empresa de entregar resultados.

“Existe ainda uma desconfiança muito grande no mercado se a empresa vai entregar aquilo que ela se propõe”, disse o analista Lucas Brendler, da corretora Geração Futuro.

“Enquanto a companhia não mostrar consistência na entrega de resultados, a volatilidade com as ações vai continuar”, acrescentou.