3 parágrafos da ata do FED que soam como música aos mercados

Vários membros do BC americano discutiram uma nova rodada de estímulos econômicos

São Paulo – Não é novidade para ninguém que a economia americana tem sofrido para se recuperar desde o auge da crise financeira internacional em 2008. A taxa de desemprego continua elevada – 8,3% em julho – e o risco de uma nova recessão em 2013 é crescente. Segundo a agência de classificação de risco Standard and Poor’s, essa possibilidade subiu de 20% em fevereiro para 25% nesta semana.

A piora nas expectativas econômicas não passou despercebida pela equipe do presidente do Banco Central americano, Ben Bernanke, em sua última reunião de política monetária realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto, segundo a ata do encontro disponibilizada ao mercado às 15h10 desta quarta-feira.

Três parágrafos do texto deixam evidente que a preocupação entre os membros do comitê, formado por 17 pessoas, é crescente. Segundo o texto, caso a economia não melhore, o BC irá agir com mais uma rodada de estímulos econômicos. A próxima reunião do comitê de política monetária está marcada para os dias 12 e 13 de setembro.

Confira (tradução livre):

 Uma parte deles [dos membros] indicou que uma acomodação adicional poderia ajudar a promover uma melhora mais rápida nas condições do mercado de trabalho em um ambiente no qual as pressões de preços seriam superadas. Muitos membros julgaram que uma acomodação monetária adicional poderia ser garantida em breve a não ser que as informações recebidas apontem para um fortalecimento substancial e sustentável no ritmo de recuperação econômica.

Vários membros notaram que os benefícios de acumular mais informações poderia ajudar a esclarecer os contornos das perspectivas para a atividade econômica e para a inflação, bem como para a necessidade de mais uma ação. Um membro julgou que uma acomodação adicional não seria efetiva em um cenário de melhora econômica e julgou os custos potenciais associados com essa ação como inaceitavelmente altos.

Na conclusão do debate, os membros concordaram que irão monitorar de pertos os desenvolvimentos econômicos e financeiros e cuidadosamente pesar os potenciais benefícios e custos das várias ferramentas para avaliar se a ação de política adicional seria justificada.

Os mercados nos Estados Unidos ensaiaram uma recuperação após a publicação da ata e o índice Dow Jones é o único que ainda se mantém no campo negativo. Por aqui, o Ibovespa inverteu a direção e começou a subir.