Mudanças na PEC; Balança favorável…

PEC do teto

Um ajuste na PEC do teto de gastos deixará para 2018 a correção do piso para saúde e educação pela inflação. Para 2017, continua valendo a regra atual, que limita a despesa pela receita corrente líquida. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o relator da PEC, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS). A mudança já constará no relatório que Perondi deve apresentar à comissão especial na Câmara nesta terça-feira.

—-

BNDES: foco em renováveis
O BNDES divulgou nova política de financiamento ao setor de energia, com incentivo a empréstimos em taxas de juros de longo prazo para projetos de energia solar. O banco reduziu o prazo máximo para hidrelétricas e extinguiu também o apoio a térmicas a carvão e óleo, assim como a linhas de transmissão. Os termos, segundo o banco, acompanham a nova estratégia do governo para o setor de energia, que prevê maior apoio a fontes renováveis e melhor precificação dos projetos.

—-

Bolsa dispara

O Ibovespa fechou em alta de 1,87%, com 59.461 pontos, com o otimismo do resultado das eleições municipais e com o boletim Focus do Banco Central, que anunciou uma estimativa menor da inflação para o final do ano, de 7,25% para 7,23%. É a maior alta do índice desde 8 de setembro. A queda das expectativas da inflação sinaliza uma redução da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária na próxima reunião, o que também elevou os ânimos no mercado. O dólar fechou em alta de 1,4% cotado a 3,2o reais, o menor patamar desde o final de agosto.

__

Altas e baixas

As maiores altas do dia foram da fundo Bradespar, um dos controladores da mineradora Vale, e da Companhia Siderúrgica Nacional, que acompanharam o movimento do mercado domésticando, subindo 5,23% e 4,73%. Uma das poucas companhias que operou em baixa durante todo o pregão em dia de forte alta das ações foi a fabricante de bebidas Ambev. A companhia registrou diminuição de 0,9% na produção de cerveja no terceiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado, fechando em 3,2 bilhões de litros. As ações da Ambev terminaram o dia em queda de 0,5%.

__

Balança boa

A balança comercial de setembro teve o melhor resultado para o mês desde 2006, com superávit de 3,8 bilhões de dólares. O resultado foi menor do que os 4 bilhões que eram esperados por analistas de mercado. A balança comercial brasileira tem tido consecutivos meses de superávit desde o ano passado, desde que a recessão econômica e o câmbio desvalorizado fizeram com que as taxas de exportação ficassem maiores que as de importação. Em setembro as importações recuaram 9,2% em relação ao ano anterior, fechando a 11,9 bilhões de dólares, e as exportações sofreram um declínio de 2,2% no mesmo período, alcançando 15,7 bilhões. O superávit da balança comercial no ano já é de 36,1 bilhões de dólares, o maior resultado da série histórica.

 

__

Mais petróleo brasileiro

As exportações nacionais de petróleo fecharam o terceiro trimestre em alta de 22% na comparação com o mesmo período de 2015, alcançando a marca de 11,3 milhões de toneladas. O número foi impulsionado pelas vendas de setembro, que registraram aumento de 42% em relação ao mesmo mês do ano passado, gerando uma receita de 1,1 bilhão de dólares. Acompanhando o otimismo do Ibovespa, as ações preferenciais da Petrobras fecharam o dia em alta de 2,87%. A empresa também teve boas notícias no dia, com a alta de 1,2% no preço do barril de petróleo e a descoberta de petróleo de boa qualidade na bacia de Albacora, a maior já feita na Bacia de Campos.

__

Fim do HSBC

A partir do sábado 8 o banco Bradesco passa a incorporar toda a rede do banco HSBC, que conta com cerca de 5 milhões de clientes. O HSBC encerrou as atividades no Brasil e teve seus ativos comprados pelo Bradesco. A operação foi concluida em julho deste ano, mediante aprovação do Cade. Durante o próximo fim de semana, as 851 agências do HSBC devem receber a marca e a identidade visual do Bradesco, assim como as 3.816 máquinas de autoatendimento e os 4.250 postos em empresas. Segundo comunicado do Bradesco, o banco já informou aos clientes detalhes sobre as contas, as operações do banco e receberam um cartão de débito.