10 novidades do mercado que você precisa saber

Governo amplia Minha Casa, Minha Vida em 350 mil unidades

São Paulo – Veja o que você precisa saber.

1 – Conselho da Oi aprova novo acordo com a Portugal Telecom. Em reunião realizada no Rio de Janeiro no último dia 8, o Conselho de Administração da Oi aprovou o novo acordo com a Portugal Telecom, que prevê a contratação de opção de compra de ações entre subsidiárias e a PT.

2 – Dólar atinge máxima de 6 anos contra iene após Fed. As ações japonesas saltaram nesta quinta-feira após o dólar alcançar pico de seis anos contra o iene, uma vez que a perspectiva do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, para a elevação das taxas de juros destacou a rota divergente entre os EUA e o resto do mundo desenvolvido.

3 – GE assina contrato de mais de US$300 mi com Petrobras. A GE Oil & Gas informou na quarta-feira a assinatura de um contrato de mais de 300 milhões de dólares com a Petrobras para o fornecimento de sistemas de câmaras tubulares (manifold) para águas ultraprofundas, segundo nota da empresa.

4 – BCE oferece crédito a bancos para impulsionar economia. O Banco Central Europeu (BCE) ofereceu os primeiros de seus novos empréstimos de quatro anos a bancos nesta quinta-feira, a principal ferramenta do novo pacote de estímulo para evitar a deflação e a reanimar a economia da zona do euro.

5 – Refinaria e campo de petróleo são fechados na Líbia. A refinaria líbia de Zawiya, que processa 120 mil barris por dia, foi fechada após o setor de armazenamento ter sido danificado por combates entre grupos armados, disse um funcionário do Ministério do Petróleo nesta quinta-feira.

6 – Governo amplia Minha Casa, Minha Vida em 350 mil unidades. O Programa Minha Casa, Minha Vida deve contratar 350 mil unidades habitacionais a mais no primeiro semestre de 2015.

7 – Presidente da Sabesp é intimada a depor na Câmara de SP. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de São Paulo que investiga o contrato da Prefeitura com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aprovou na quarta-feira, 17, uma intimação para que a presidente da estatal preste depoimento aos vereadores no próximo dia 24.

8 – Brasil pode ter que voltar a elevar juros, diz FMI. O Brasil deve crescer menos que o previsto este ano e em 2015 e precisa de reformas para resolver os gargalos da infraestrutura e estimular a atividade econômica.

9 – Ações europeias sobem, com foco na Escócia. As ações europeias avançavam nesta quinta-feira, seguindo ganhos em Wall Street depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, renovou sua promessa de manter as taxas de juros baixas por um “horizonte relevante” de tempo.

10 – Bolsa de Tóquio sobe após decisão do Fed. A bolsa de Tóquio fechou no nível mais alto em oito meses nesta quinta-feira, após a decisão do Federal Reserve, nos EUA, que valorizou o dólar em relação ao iene. A moeda norte-americana chegou a ser negociada no maior patamar em seis anos, a 108,66 ienes. O índiceNikkei subiu 1,13%, a 16.067,57 pontos.