10 novidades do mercado que você precisa saber

Telecom Italia quer manter fatia na TIM Brasil

São Paulo – Veja o que você precisa saber

1- As ações que fizeram a alegria do mercado no 1º semestre. O Ibovespa acumulou no primeiro semestre deste ano uma alta de 3,22%. De janeiro a junho a Bolsa, alcançou 53.168 mil pontos

2- Minoritário da Petrobras questiona retirada de comitê. O representante dos acionistas minoritários no conselho de administração da Petrobras, Mauro Cunha, rebateu na terça-feira, 01, a justificativa de rodízio para explicar sua retirada do comitê de auditoria da estatal dada pela presidente da companhia, Graça Foster, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, publicada no último domingo.

3- As ações que tiraram o seu sono no primeiro semestre. Apesar da alta de 3,22% do Ibovespa no primeiro semestre do ano, algumas empresas tropeçaram na bolsa brasileira neste período. As ações da MMX, por exemplo, acumularam um recuo de 51,67% – o maior tombo do índice

4- Francesa Viadeo precifica IPO no piso da faixa de preços. A startup francesa Viadeo, a maior rede online para quem procura emprego na China e na França, definiu na terça-feira o preço para sua oferta pública inicial de ações no piso da faixa de preços indicada anteriormente.

5- Nyse executará testes de software antes de IPO da Alibaba. A Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês) disse que realizará um teste para a muita aguardada estreia da Alibaba, refletindo o foco da indústria de valores mobiliários sobre o controle de risco após uma série de problemas técnicos nos últimos anos.

6- Telecom Italia quer manter fatia na TIM Brasil, diz jornal. A Telecom Italia é a favor de manter sua fatia de controle na unidade brasileira TIM Participações, já que esta fornece um terço da receita do grupo, mas não descarta uma venda, disse o presidente do Conselho Giuseppe Recchi ao jornal italiano Il Sole 24 Ore.

7- Roche irá desembolsar até US$1,7 bi para comprar Seragon. A Roche Holding disse que irá pagar até 1,725 bilhão de dólares para comprar a Seragon Pharmaceuticals, uma empresa privada de biotecnologia dos Estados Unidos que pesquisa tratamentos para câncer de mama.

8- Banco Votorantim coordenará o BB fora das agências. Recém-egresso de uma dolorosa reestruturação de dois anos e meio, o Banco Votorantim dá os primeiros passos de um processo de diversificação dos negócios, com o qual pretende fazer sua rentabilidade sair do chão para níveis semelhantes aos de seus principais concorrentes até 2016.

9- BHP Billiton admite possibilidade de mais demissões. A BHP Billiton admitiu a possibilidade de mais cortes de postos de trabalho, na tentativa de tornar as operações de minério de ferro no noroeste da Austrália mais lucrativas.

10- MEC anuncia uso do Fies na pós-graduação. O Ministério da Educação (MEC) anunciou na terça-feira, dia 1º, a ampliação do crédito educativo para a pós-graduação, a partir do segundo semestre.