10 novidades do mercado que você precisa saber

Cade investiga Abilio por concentração econômica

São Paulo – Veja o que você precisa saber.

1-Fundos trocam Brasil por Índia e China, aponta IIF. Os fundos de investimento globais seguem cautelosos com o Brasil. O país é o emergente que mais perdeu espaço nas carteiras dos fundos de investimento estrangeiros desde abril, dentro do processo de realocação internacional das aplicações em 2015, de acordo com relatório do Instituto Internacional de Finanças (IIF, na sigla em inglês), formado pelos maiores bancos do mundo.

2-Moody’s põe ratings da Andrade Gutierrez sob revisão. A agência de classificação Moody’s colocou os ratings da Andrade Gutierrez sob revisão para possível rebaixamento, conforme relatório publicado, neste sábado, 20. A classificadora anunciou também neste sábado, idêntica mudança para as notas da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC).

3-10 filmes que mostram os bastidores do mercado financeiro. As histórias de sucesso no mercado financeiro – e também as de fracasso – sempre mexeram com a curiosidade das pessoas. Por isso, a movimentação de muito dinheiro, o risco elevado e o sobe-desce das ações são matéria-prima frequente de filmes de ficção e também de documentários.

4-Ações da Sky sobem após distanciamento de Vivendi e Vodafone. As ações da Sky chegaram a subir 5% nesta segunda-feira, no topo dos ganhos do índice FTSE 100, após informações na imprensa segundo as quais a família Murdoch teria rejeitado duas ofertas por sua fatia de 39% na empresa pan-europeia de TV paga.

5-Marfrig anuncia venda da Moy Park para a JBS por US$1,5 bi. A Marfrig informou no domingo que fechou contrato com a JBS, maior produtora de carnes do mundo, para a venda da Moy Park, unidade de frango e alimentos processados na Europa, por aproximadamente 1,5 bilhão de dólares.

6-Se nacional levar HSBC, concentração entre bancos aumentará. A concentração bancária no Brasil vai aumentar entre as cinco maiores instituições caso uma nacional adquira a unidade do HSBC no País, afirmou o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal. Entre os dez maiores, porém, não deve ter mudanças, conforme ele, uma vez que o britânico já integrava tal grupo.

7-Odebrecht diz que transação de Barusco foi compra de bonds. A Odebrecht negou ter realizado qualquer depósito em nome de Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras. Em nova fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a empreiteira foi acusada de pagar propina à off-shore Canyon View Assets, controlada pelo ex-executivo da estatal. De acordo com a Odebrecht, o que ocorreu foi uma aquisição de títulos (“bonds”) da Odebrecht no exterior por Barusco.

8-Cade investiga Abilio por concentração econômica. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação contra o bilionário Abilio Diniz para apurar se o empresário está em potencial excesso de concentração, de acordo com reportagem publicada pelo jornalista Lauro Jardim, colunista da revista VEJA.

9-Petrobras conclui plano de negócios. A diretoria da Petrobras correu contra o tempo e conseguiu concluir o plano de negócios para o período de 2015 a 2019 para apresentá-lo na reunião do conselho de administração do dia 26. Aldemir Bendine, presidente da estatal, havia prometido a divulgação neste mês.

10-Distribuidoras de energia questionam não renovar concessões. A duas semanas do vencimento das suas concessões, as distribuidoras de energia estão com dificuldades para renovar empréstimos bilionários com instituições financeiras devido a impasses com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com o próprio governo.