10 novidades do mercado que você precisa saber

Crescimento chinês é o menor em 6 anos e índice de atividade do BC no Brasil surpreende em fevereiro

São Paulo – Veja o que você precisa saber: 

1. Bolsa de Londres tem máxima de 14 anos antes de BCE

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 atingiu uma nova máxima de 14 anos nesta quarta-feira, com papéis da Nokia subindo após a empresa definir a compra da fabricante rival de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent e preços mais firmes de metais e petróleo impulsionando as ações de energia e mineração.

2. PIB da China avança 7% no 1º trimestre, pior ritmo em 6 anos

O Produto Interno Bruto da China aumentou 7% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, o pior ritmo de crescimento desde 2009, anunciou nesta quarta-feira (data local) o Escritório Nacional de Estatísticas.

3. Bolsas asiáticas caem após divulgação do PIB da China

A maioria dos mercados acionários asiáticos fecharam em queda nesta quarta-feira com o alívio pela China ter atingido sua própria meta de crescimento sendo ofuscado por leituras fracas da demanda do consumidor e da atividade industrial, salientando a necessidade de mais medidas de estímulo de Pequim.

4. Índice de atividade econômica do BC surpreende e sobe 0,36%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,36 por cento em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados dessazonalizados, informou o BC nesta quarta-feira.

5. IGP-10 tem alta de 1,27% em abril, segundo FGV

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu 1,27 por cento em abril, ante elevação de 0,83 por cento no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quarta-feira.

6. Consumo de combustível no Brasil cai pela 1ª vez em 42 meses

A piora da situação econômica fez o Brasil registrar queda excepcional no consumo de gasolina no mês de fevereiro, o que influenciou na demanda total por combustíveis no País.

7. AIE eleva as previsões de demanda de petróleo para 2015

A Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou levemente as previsões de crescimento de demanda de mundial de petróleo em 2015 e afirmou que os países não integrantes da Opep devem reduzir a produção.

8. Nokia confirma aquisição da Alcatel-Lucent por €15,6 bilhões

A companhia finlandesa de telecomunicações Nokia anunciou nesta quarta-feira a aquisição de todas as ações de sua rival francesa Alcatel-Lucent em uma operação avaliada em 15,6 bilhões de euros.

9. UE acusa Google de burlar concorrentes e investigará Android

A União Europeia acusou o Google nesta quarta-feira de burlar a concorrência ao distorcer resultados de buscas na Internet em favor de seu serviço Google Shopping e também lançou uma investigação antitruste sobre seu sistema operacional Android.

10. Rixa na Volkswagen ameaça criar vácuo de poder

Uma rixa entre os dois executivos mais altos da Volkswagen AG ameaça criar um vácuo de poder, apressando a busca por um novo líder que tenha o apoio das famílias controladoras, dos principais acionistas e dos sindicatos.