10 novidades do mercado que você precisa saber

Cruzeiro do Sul compra 3 instituições de ensino

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – Com euro fraco, bolsa alemã deve registrar 9º ganho semanal. O índice alemão DAX caminhava para sua mais longa sequência de altas semanais desde 1998 nesta sexta-feira, com operadores incrementando suas apostas na recuperação econômica na zona do euro, auxiliado por um euro fraco.

2 – IPO da JBS Foods só sairá se mercado “mudar substanciamente”. O CEO global da JBS, Wesley Batista, afirmou que a companhia não pretende dar seguimento ao processo de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da JBS Foods se as condições no mercado acionário brasileiro não mudarem substancialmente.

3 – S&P diz que política fiscal do Brasil está na mira. A diretora para a América Latina da S&P, Regina Nunes, afirmou na quinta-feira, 2, que vê como positivo o fato de o governo estar liberando os preços da energia elétrica e dos combustíveis.

4 – Banco suíço UBS revisa para baixo lucro do 4º trimestre. O banco suíço UBS revisou para baixo seu lucro líquido do quarto trimestre em 105 milhões de francos suíços (104 milhões de dólares), principalmente por ter elevado provisões para litígios para 3,05 bilhões de francos.

5 – Cruzeiro do Sul compra 3 instituições de ensino. A Cruzeiro do Sul Educacional comprou a Faculdade São Sebastião, a Faculdade Caraguá e o Colégio Objetivo São Sebastião – Centro, localizadas no litoral norte paulista.

6 – Parisotto convoca reunião para entrar na Usiminas. O empresário Lirio Parisotto encaminhou à Usiminas, na terça-feira, 10, pedido convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para recompor o conselho de administração da siderúrgica, apurou o jornal O Estado de S. Paulo.

7 – “Efeito Brasil” elevou interesse por caça sueco, diz Saab. A fabricante aeronáutica sueca Saab disse que notou um “efeito Brasil” no interesse pelo modelo Gripen após a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciar a compra de 36 caças em 2014.

8 – Grécia paga 2ª parte de empréstimo com FMI, diz porta-voz. A Grécia vai cumprir o prazo de pagamento da segunda parte do empréstimo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) com vencimento previsto para este mês.

9 – Japão revisa produção industrial para alta de 3,7%. O Japão revisou para baixo o desempenho da produção industrial em janeiro deste ano, que, na nova leitura, subiu 3,7% em relação a dezembro do ano passado, ante uma alta de 4,0% na estimativa preliminar. Os novos dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo ministério de Finanças do país.

10 – PIB maior pode custar R$ 2,8 bilhões à Previdência. A revisão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 e 2011, anunciada na terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), poderá aumentar em R$ 2,8 bilhões as despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).