10 novidades do mercado que você precisa saber

Caixa desiste de abrir capital, diz jornal

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber nestasegunda-feira:

1 – Caixa desiste de abrir capital, diz jornal. Por decisão do governo, a Caixa Econômica Federal não vai mais abrir seu capital, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal “Valor Econômico”.

2 – Dados de emprego nos EUA elevam chance de alta de juro. As ações asiáticas caíram nesta segunda-feira depois que fortes dados de empregos nos Estados Unidos alimentaram expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, pode elevar a taxa de juro antes do que se esperava.

3 – Bolsa de Tóquio ignora dólar e fecha em queda. Apesar da alta do dólar em relação ao iene, as ações negociadas em Tóquio iniciaram a semana em queda, com a intensificação de um sentimento de aversão ao risco após um movimento de liquidação nas bolsas de Nova York na sexta-feira, que caíram em reação a dados de emprego nos Estados Unidos.

4 – BCE inicia compra títulos da dívida pública da zona do euro. O Banco Central Europeu (BCE) começa segunda-feira, a comprar títulos da dívida pública da zona do euro no mercado secundário, programa cujo anúncio já levou a cotação do euro para menos de US$ 1,10 e pode agora depreciar a moeda europeia ainda mais.

5 – Lucro líquido da Light quadruplica no 4º trimestre. O lucro líquido da empresa de energia Light quadruplicou no quarto trimestre sobre o ano anterior, totalizando 520,1 milhões de reais, informou a companhia na noite de sexta-feira.

6 – Após Lava Jato, Eletrobras passa pente-fino em operações. A Eletrobras organizou uma comissão interna para passar um pente-fino em todas as operações da estatal. A decisão foi motivada pelas indicações de que os escândalos de corrupção da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, podem descambar para cima da estatal.

7 – IPC acelera alta a 1,26% na 1ª quadrissemana de março. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 1,26 por cento na primeira quadrissemana de março, após terminar fevereiro com alta de 0,97 por cento, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

8 – Merkel vê “caminho difícil” à frente sobre Grécia. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse durante visita ao Japão nesta segunda-feira que a Europa enfrenta um desafio grande para conseguir chegar a um acordo de ajuda financeira à Grécia que mantenha o país na zona do euro.

9 – Fitch avalia que estados gastaram em excesso em 2014. A agência de classificação Fitch Ratings avaliou nesta semana que cortar despesas neste ano será algo “desafiador” para o estados brasileiros do ponto de vista político e após gastarem em excesso em 2014 com as eleições.

10 – Brasil e México renovam atuais cotas de comércio de veículos. Os governos de Brasil e México renovaram por quatro anos as atuais cotas que regulam o comércio de veículos entre os dois países nas negociações realizadas nos últimos dias no Rio de Janeiro para definir um novo acordo sobre o setor, informaram neste domingo à Agência Efe fontes oficiais.