10 novidades do mercado que você precisa saber

Dilma reforçou ajuste e crescimento no discurso, diz Levy

São Paulo – Veja o que você precisa saber.

1- Petróleo teve perdas de mais de 40% em 2014. Os contratos futuros do petróleo encerraram 2014 acumulando perdas de mais de 40% devido ao desequilíbrio entre a oferta e a demanda da commodity no mercado internacional.

2- Dólar tem fortes ganhos em 2014. O dólar avançou contra o iene e o euro na quarta-feira, quando os mercados celebraram o último pregão de 2014, diante da expectativa de um aperto monetário em 2015.

3- Dilma reforçou ajuste e crescimento no discurso, diz Levy. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que no discurso de posse, no plenário do Congresso, a presidente Dilma Rousseff buscou o compromisso de todos para o ajuste fiscal, a vigilância sobre a inflação e a necessidade de crescimento econômico.

4- Bolsas de Nova York acumulam ganhos em 2014. Os mercados acionários de Nova York ganharam terreno no acumulado de 2014, impulsionados pela recuperação da economia dos Estados Unidos, melhora nos resultados corporativos e taxas de juros baixas.

5- Eike fecha 2014 longe da classe média. Supersticioso, Eike Batista deixa para trás um ano em que os seus problemas chegaram à esfera criminal, mais duas empresas do grupo – num total de quatro – apelaram à recuperação judicial para evitar a insolvência e suas ações acabaram nas mãos de credores.

6- Petrobras vai divulgar balanço em janeiro, mas não sabe dia. A Petrobras documentou, nesta quarta-feira, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esclarecimento sobre os boatos de que a companhia divulgaria o balanço do terceiro trimestre de 2014 não auditado no dia 12 de janeiro de 2015.

7- Apesar da queda dos preços do petróleo, Omã eleva orçamento. O Omã desafiou a queda acentuada dos preços do petróleo e elevou os gastos do orçamento do governo para 2015, segundo dados oficiais divulgados hoje.

8- Atividade industrial da zona do euro fecha 2014 com fraqueza. O setor industrial da zona do euro encerrou 2014 com fraqueza já que a produção, novas encomendas e emprego registraram crescimento lento, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), ampliando a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) para impulsionar a economia.

9- Preço do carro pode subir 4,5% com novo IPI. A partir desta quinta-feira, 1, as montadoras vão voltar a pagar a alíquota cheia do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, que ficou reduzida de maio de 2012 até o último dia de 2014.

10- Dilma fará visita aos EUA até setembro, diz Mercadante. A presidente Dilma Rousseff fará uma visita de Estado aos Estados Unidos até setembro, num gesto para estreitar novamente a relação entre os dois países, que ficou abalada depois das revelações de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA havia espionado as comunicações da presidente e de milhões de brasileiros.