10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

BB Seguridade registra lucro líquido de R$ 903,6 mi no último trimestre de 2013

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta terça-feira.

1. BB Seguridade tem lucro líquido de R$ 903,6 mi no 4º tri

A empresa de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil, BB Seguridade teve lucro líquido de 903,6 milhões de reais no quarto trimestre de 2013. A empresa também informou que seu Conselho de Administração aprovou o pagamento de 1,161 bilhão de reais em dividendos aos acionistas.

2. Santander sugere a venda de distribuidoras da Eletrobras

Na segunda-feira, o Conselho de Administração da Eletrobras analisou uma proposta do Santander Brasil, que prevê a venda do controle de distribuidoras hoje controladas pela holding estatal. O estudo contratado pela Eletrobras envolve as distribuidoras de pelo menos seis Estados – Roraima, Alagoas, Piaui, Rondônia, Acre e Amazonas -, segundo o representante dos acionistas preferencialistas no Conselho, João Antonio Liam.

3. Conselho da MMX aprova contratos com Salum

O conselho de administração da MMX aprovou a celebração de aditivo de contrato da controlada MMX Sudeste Mineração e Salum Construções, referente ao alteamento da barragem de rejeito.

4. Soros prova (de novo) por que é o melhor gestor do mundo

O fundo de hedge do bilionário, Quantum Endowment, registrou o maior ganho dentre todos os hedge funds em 2013, segundo levantamento da LCH Investments. O Quantum apresentou um retorno de 5,5 bilhões de dólares, o segundo maior ganho de toda sua história. A alta do ano passado só não superou o desempenho visto em 2009, quando Soros e seu time alcançaram um retorno de 29%.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar:exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


5. Lucro da Santos Brasil recua 8,7% no 4º trimestre

A Santos Brasil viu seu lucro líquido cair 8,7% no quarto trimestre, em bases anuais, sob o impacto de aumento de custos no período. Entre outubro e dezembro, o lucro foi de 78,8 milhões de reais, ante 86,3 milhões de reais um ano antes. No acumulado de 2013, o lucro caiu 5,6%, para 255 milhões de reais.

6. Ações na Ásia se fortalecem antes de audiência de Yellen na Câmara

Na Ásia, os mercados ganharam firmeza nesta terça-feira conforme investidores apostavam que a nova presidente do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, passará por sua primeira audiência na Câmara dos Deputados sem causar distúrbios nos mercados.

7. Barclays eleva bônus em banco de investimentos

O Barclays disse que pagou 2,4 bilhões de libras (o equivalente a 3,9 bilhões de dólares) em prêmios de incentivo no ano passado, após elevar bônus em seu banco de investimentos em 13% apesar da queda na receita do negócio.

8. Portugal retorna ao mercado da dívida

Portugal, sob assistência financeira internacional desde 2011, permitiu que seis bancos lançassem “em um futuro próximo” uma emissão de títulos da dívida a dez anos, sua primeira desde maio de 2013, segundo anúncio da Agência Portuguesa da Dívida (IGCP).


9. Vendas no varejo do Reino Unido crescem em janeiro

As vendas no varejo do Reino Unido cresceram em janeiro no ritmo mais forte em anos. De acordo com sondagem do Consórcio Britânico de Varejo (RBC, na sigla em inglês), as vendas avançaram 3,9% no primeiro mês do ano, na comparação com o mesmo mês de 2013.

10. O que você precisa saber da agenda desta terça-feira

No Brasil, é divulgado hoje o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) pela Fipe e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) do primeiro decênio. Nos Estados Unidos, Janet Yellen, a nova presidente do Federal Reserve, tem audiência marcada na Congresso.