10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Fed se reúne a partir de terça e mercados esperam definições; terminam hoje as reservas para o IPO da Votorantim Cimentos

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber.

1- Fed se reúne a partir de terça e mercados esperam definições. O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) se reúne nesta terça e quarta-feira e o mercado espera que sua política econômica ultraexpansiva seja mantida, apesar de haver expectativa de que comece a ser definido um abandono progressivo destas medidas de estímulo econômico. 

2- Apesar do BC, dólar fecha a R$2,16 pela 1ª vez em 4 anos. O dólar fortaleceu-se ante o real nesta segunda-feira, fechando no patamar de 2,16 reais pela primeira vez em mais de quatro anos, mesmo após o Banco Central atuar para conter o fortalecimento da divisa norte-americana.

3- Terminam hoje as reservas para o IPO da Votorantim Cimentos. Termina nesta terça-feira o período de reservas para o IPO da Votorantim Cimentos. A empresa, que é uma das mais importantes do conglomerado Votorantim Industrial, vai distribuir 440 milhões de units em uma oferta primária e outra secundária. A precificação dos papéis está prevista para 19 de junho e o início das negociações para o dia seguinte. 

4- BTG pode usar conhecimento da OGX para criar petroleira. Depois de comprar 50% das operações da Petrobras na África, O BTG Pactual pode criar uma empresa para explorar o setor e a participação que o banco possui na OGX também pode ser útil, no que diz respeito a expertise da empresa sobre o mercado de petróleo.

5- IPC-FIPE tem alta de 0,18% na 2ª leitura de junho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou uma alta de 0,18% na segunda quadrissemana de junho. 


6- IGP-M acelera alta para 0,74% na 2ª prévia de junho. O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,74 por cento na segunda prévia de junho, ante variação positiva de 0,01 por cento no mesmo período de maio, com forte aceleração dos preços no atacado e da construção, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

7- Vale aumenta produção de minério para recuperar mercado. A Vale SA, maior produtora mundial de minério ferro, está elevando suas metas de produção para níveis recordes para recuperar participação de mercado enquanto os concorrentes com custos maiores sofrem os efeitos da queda nos preços, disse José Carlos Martins, diretor executivo para minerais ferrosos e estratégia da Vale.

8- Itaú compra 51% de negócio de cartões da Cencosud. O Itaú Unibanco (ITUB3) acertou nesta segunda-feira a compra de 51 por cento do negócio de crédito da varejista chilena Cencosud no Chile e na Argentina, por 307 milhões de dólares, internacionalizando sua estratégia de ampliar receitas com serviços com maior presença no mercado de cartões. 

9- Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes. Os mercados de ações asiáticos fecharam em direções divergentes nesta terça-feira, uma vez que os investidores estão aguardando mais sinais sobre o futuro da política monetária dos EUA. 

10- As 25 empresas que mais lucraram no 1º tri na América Latina. A Petrobras registrou o maior lucro no primeiro trimestre entre as companhias de capital aberto, na América Latina. Segundo levantamento elaborado por Einar Rivero, da Economatica, entre os 25 maiores lucros, 13 são de empresas brasileiras.

Com AFP, Estadão Conteúdo, Reuters.