10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Durante feriado no Brasil, bolsas de NY têm queda forte; Moody's vai "revisitar" rating triplo A do Reino Unido.

São Paulo –Aqui está o que você precisa saber:

1 – Durante feriado no Brasil, bolsas de NY têm queda forte com dados e fatos ruins.O índice Dow Jones fechou em queda pela quinta vez nas seis sessões ocorridas após a eleição presidencial nos EUA. O Nasdaq fechou no nível mais baixo desde 25 de junho e acumula uma queda de 10,6% em relação ao nível de fechamento de 14 de setembro, o que assinala um movimento de correção

2 – Eletrobras abandona sonho de ser referência no setor. Com o pacote de energia recém-anunciado pelo governo, a empresa terá perdas bilionárias e, no lugar dos planos de expansão, prepara medidas para cortar os custos.

3 – Anatel suspende venda de pacote promocional da TIM. A empresa teve sua imagem abalada após uma suspensão das vendas móveis em julho e das acusações de que derrubava chamadas para forçar usuários a realizarem novas ligações.

4 – Moody’s vai “revisitar” rating triplo A do Reino Unido. Agência de classificação de risco diz que esforços para atingir consolidação fiscal e reduzir a dívida pública são prejudicados pela fraca perspectiva de crescimento.

5 – BCE está trabalhando em solução para Grécia. Os países da zona do euro e os líderes gregos estão trabalhando em uma estratégia para flexibilizar o peso da dívida grega em sua reunião na próxima semana, afirmou hoje o membro da diretoria do Banco Central Europeu (BCE) Joerg Asmussen. “Estamos trabalhando em uma solução para a Grécia”, afirmou ele.


6 – Lagarde: é importante alcançar acordo sobre Grécia. Segundo diretora do FMI, zona do euro deveria alcançar um acordo que coloque a economia da Grécia em um caminho sustentável. Lagarde está encurtando sua viagem à Ásia para participar da reunião do Eurogroup em Bruxelas, em 20 de novembro.

7 – Cteep decidirá sobre concessão em dezembro. Em reunião na segunda-feira, o Conselho de Administração da Cteep decidiu que o melhor para a empresa é que “não seja realizada” a renovação da concessão nos termos e condições estabelecidas pelo governo federal.

8 – Sem reajuste de gasolina, Petrobras pode vender mais ativos. Se a empresa não puder reajustar os combustíveis até a revisão de seu plano de investimento, uma das possibilidades são os desinvestimentos. “Não há projeção sobre quando o reajuste vai acontecer”, disse o diretor financeiro, Almir Barbassa, em evento em Nova York ontem. “Mas a política da empresa de que teremos um preço médio de combustível no Brasil igual ao preço médio internacional está mantida.”

9 – Pressão de Dilma nas elétricas reativa debêntures de rodovia. A Investimentos e Participações em Infraestrutura, Invepar, está emitindo R$ 750 milhões com títulos de 12 anos. A oferta é cinco vezes maior que o valor combinado das duas primeiras captações feitas dentro do novo segmento de debêntures de infraestrutura, que o governo espera ver movimentar R$ 100 bilhões.

10 – Por que o Ibovespa não vai pra frente? Tensões em relação ao abismo fiscal nos EUA, incertezas na Europa e intervencionismo do governo federal afastam investidores.