10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Gol anuncia Leonel Andrade como presidente da Smiles; domingo acaba horário de verão e pregões mudam

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber.

1Gol anuncia Leonel Andrade como presidente da Smiles. A companhia aérea Gol anunciou a contratação de Leonel Andrade como presidente da empresa de benefícios Smiles, segundo comunicado ao mercado nesta quinta-feira. A contratação acontece após o Conselho de Administração da Gol ter aprovado o pedido de registro de companhia aberta da subsidiária e posterior oferta pública inicial de ações, na semana passada. 

2- Domingo acaba horário de verão e pregões mudam. O horário de verão terminará no Brasil à meia-noite de sábado, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em vários Estados. Com isso, Brasília estará três horas antes do horário universal GMT, o que faz com que os horários de funcionamento (relativo a Brasília) de alguns pregões mudem. Em Nova York, por exemplo, a negociação passa a começar às 11h30 (horário de Brasília) e vai até às 18h. 

3- Grandes fundos de hedge venderam milhões de ações da Apple. Alguns dos maiores hedge funds que ajudaram a Apple a ser uma queridinha do mercado acionário perderam a fé na empresa e se desfizeram de suas ações no quarto trimestre, resultando em uma grande queda no preço do papel da fabricante do smartphones iPhone e do tablet iPad. Investidores como Leon Cooperman, Eric Mindich e Thomas Steyer descarregaram bilhões de dólares de ações da Apple entre 30 de setembro e 31 de dezembro, segundo documentos revelados nesta quinta-feira. 

4- BoJ eleva avaliação da economia pelo segundo mês consecutivo. O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) elevou sua avaliação econômica em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo. A economia do Japão “parece ter parado de se enfraquecer”, disse o BoJ em seu relatório mensal de fevereiro. No mês anterior, o banco central havia afirmado que a economia se mantinha relativamente fraca. A análise de fevereiro indica a primeira vez desde agosto de 2011 que o BoJ eleva sua avaliação pelo segundo mês seguido. 

5- Bolsa de Tóquio cai por cautela sobre reunião do G20. Enquanto os olhos dos investidores estão voltados para as reuniões do grupo das 20 principais economias do mundo, em Moscou, a bolsa de Tóquio fechou em forte queda nesta sexta-feira reflexo também do sentimento em relação ao Banco do Japão, BC do país. A bolsa de Tóquio encerrou em queda de 1,18 por cento. 


6- IGP-10 fica em 0,29% em fevereiro. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 0,29% em fevereiro, após avançar 0,42% em janeiro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou dentro das previsões dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma taxa de 0,21% a 0,45%, e abaixo da mediana das expectativas, de +0,36%. 

7- Produção industrial do Japão em dezembro sobe 2,4%. A produção industrial do Japão avançou 2,4 por cento em dezembro, de acordo com dados revisados do governo nesta sexta-feira, impulsionada por uma retomada nos setores de equipamentos de transporte e maquinário em geral.

8- G20 discute câmbio e déficits em reuniões em Moscou. O grupo das 20 principais economias mostrou dificuldades nesta sexta-feira para encontrar um ponto comum sobre câmbio e empréstimos, expondo as diferenças entre os defensores de mais medidas para o crescimento e aqueles que são favoráveis a mais austeridade para reanimar a economia mundial. O fórum do G20, que conseguiu montar uma enorme proteção para impedir um derretimento do mercado em 2009, está sob os holofotes após uma semana em que o grupo de sete nações mais ricas tentou, e falhou de forma espetacular, mostrar uma voz única sobre o câmbio. 

9- Lucro da Anglo American cai 44% com influência de Minas Rio. A mineradora global Anglo American registrou forte queda no lucro de 2012, prejudicada por menores ganhos nas unidades mais importantes e por baixas contábeis nos problemáticos ativos de platina e no importante projeto de minério de ferro Minas Rio, no Brasil. O lucro operacional caiu 44 por cento, em linha com as expectativas, para 6,2 bilhões de dólares em 2012. Analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S previam 6,3 bilhões de dólares, ante consenso de 6,1 bilhões em pesquisa da própria companhia. 

10- Autoridades do BCE rejeitam ter câmbio como alvo. O presidente do Banco Central Europeu (BCE) e duas autoridades alemãs de política monetária rejeitaram nesta sexta-feira a pressão política sobre o rumo da taxa de câmbio do euro antes da reunião de ministros das Finanças do G20. Falando antes da reunião em Moscou, o presidente do BCE, Mario Draghi, disse que as discussões recentes sobre moedas era “inapropriada, infrutífera e autodestrutiva”.

Com Estadão Conteúdo, Reuters.