10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Bolsas na Europa e índices futuros nos Estados Unidos recuam após dados na Alemanha e na China sinalizarem que a economia global está perdendo fôlego

1 Mercados: economia global perde fôlego e bolsas caem. As bolsas na Europa e os índices futuros nos Estados Unidos recuam nesta sexta-feira após dados econômicos na Alemanha e na China sinalizarem que a economia mundial está se desacelerando. Na Alemanha, as vendas do varejo em agosto caíram mais do que o esperado, enquanto na China o indicador que mede a atividade manufatureira ficou inalterado. As commodities, assim como o petróleo, recuam no mercado internacional, ao mesmo tempo em que o dólar e o ouro se valorizam devido à aversão ao risco.

Agenda do Investidor | O destaque do dia vai para o índice que mede a atividade industrial na região de Chicago nos Estados Unidos, além dos números sobre os gastos dos consumidores na maior economia do mundo. No Brasil, as atenções estão concentradas na publicação da Nota de Política Fiscal (Superávit Primário e Relação Dívida/PIB), referente a agosto. O documento do Banco Central (BC) traz informações sobre os resultados fiscais não financeiros do setor público.

2 BC admite chance de estouro da meta da inflação no ano. O Banco Central (BC) admitiu ontem que a inflação pode estourar o teto da meta de 6,5% este ano, mas avaliou que a deterioração do cenário internacional garantirá a convergência do IPCA ao centro da meta de 4,5% em 2012.

3 Futuro do real pode depender da ‘senhora Watanabe’. O que preocupa atualmente os estrategistas de câmbio no Brasil é o que vai fazer a “Mrs. Watanabe“, ou a senhora Watanabe. Esse é o apelido dado pelo mercado financeiro aos investidores individuais japoneses, que movimentam até 20 bilhões de dólares por dia, ou cerca de 30% do giro diário total da moeda japonesa, o iene. O temor é que a senhora Watanabe passe a repatriar em maior volume seu dinheiro para a segurança do iene, exacerbando a desvalorização do real e de outras moedas de países emergentes.

4 Justiça manda ANTT suspender preparativos para leilão do trem-bala. A Justiça Federal determinou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspenda todos os procedimentos administrativos para realizar o leilão do trem-bala, que vai fazer a ligação entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, até que seja regularizado o sistema de transporte rodoviário interestadual de passageiros em todo o país, informa reportagem do G1.

5 Usiminas contrata linha de crédito rotativo de US$ 750 milhões. A Usiminas anunciou a contratação de uma nova linha de crédito rotativo no valor de 750 milhões de dólares, com prazo de cinco anos, informa a companhia em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A operação envolveu os bancos Crédit Agricole, J.P. Morgan Securities, Mizuho Corporate Bank, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.

6 EcoRodovias fecha parceria com Fraport para área de aeroportos. A EcoRodovias e a Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide assinaram um memorando de entendimento para participarem das licitações de concessão de aeroportos brasileiros, segundo comunicado enviado à CVM. Ambas as empresas planejam criar um consórcio para participar dos leilões dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, Viracopos, em Campinas, e de Brasília.


7 Embraer prevê demanda igual ou melhor que a deste ano em 2012. A Embraer, quarta maior fabricante mundial de aeronaves, espera que a demanda em 2012 fique em linha ou acima da registrada neste ano e não tem planos para reduzir seu ritmo de produção como fez a Bombardier Inc., disse o vice-presidente executivo de aviação comercial da empresa, Paulo César de Souza. “Nossa demanda continua boa e, no ano que vem, a gente deve repetir a performance deste ano, talvez um pouco melhor”, disse Souza em entrevista à Bloomberg por telefone de Roma.

8 Chávez critica Petrobras por atraso em refinaria de Abreu e Lima. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou a Petrobras pela demora em executar um multibilionário projeto de refinaria que, segundo ele, se tornou uma “pedra no sapato” entre o seu país e o Brasil. A estatal PDVSA tem uma participação societária de 40% na refinaria de Abreu e Lima, que está sendo construída em Pernambuco e terá capacidade para 230 mil barris de petróleo por dia.

9 Inflação na Zona do Euro sobe para 3% em setembro. A inflação na Zona do Euro subiu para 3% no mês de setembro, comparado com o mesmo mês do ano anterior, segundo cálculo preliminar publicado nesta sexta-feira pela agência europeia de estatística Eurostat. Em agosto, a taxa foi de 2,5%.

10 Confiança da indústria cai pelo 9º mês seguido, diz FGV. Pela nona vez consecutiva, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) mostrou queda, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador recuou 1,6% em setembro, após cair 2,2% em agosto. O recuo na confiança em setembro foi influenciada principalmente pela piora das perspectivas em relação aos próximos meses.

Bônus I Cesp tem de pagar R$ 100 mil ao dia por suspender obra em MS. A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) foi condenada a pagar 100 mil reais por dia por ter paralisado obras de contenção de encostas no município de Anaurilândia (MS), informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A obra foi determinada pela Justiça e tem como finalidade interromper o processo de erosão da margem direita do lago da usina de Porto Primavera.

Bônus II Anatel pode ficar sem comando em novembro, diz jornal. Os trabalhos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderão ficar paralisados a partir do dia 4 de novembro, quando terminará o mandato do presidente e também de conselheiro, do embaixador Ronaldo Sardenberg, informa reportagem do jornal Valor Econômico. A Anatel não poderá tomar decisões com apenas três diretores. Há praticamente um ano, desde 4 de novembro do ano passado, quando terminou o mandato de Antonio Bedran, a vaga está aberta e a agência trabalha com apenas quatro conselheiros.