10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

OGX segue tentando resolver seus problemas; economia chinesa cresce conforme as expectativas

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta sexta-feira.

1. OGX mantém contato com Vinci Partners e outros sobre opções

No final da noite de ontem, a OGX informou que está discutindo com a Vinci Partners e outros potenciais investidores opções para sua reestruturação financeira. Neste momento, não houve qualquer definição no sentido de concretizar eventual oportunidade de negócios ou injeção de valores, segundo o comunicado “muito menos em relação à alienação de controle da companhia”. A divulgação ocorreu depois de pedido de esclarecimento pelo órgão regulador do mercado, CVM, sobre rumores publicados em jornais sobre negociações da petrolífera com a Vinci Partners.

2. MP contesta no TCU aval da ANP para OGX

Além deste imbróglio, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP/TCU) considerou indevido o aval da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que a OGX usasse o petróleo de um campo ainda sem produção para pagar garantias exigidas na aquisição de novos blocos exploratórios.

Com notório problema de caixa, a companhia de petróleo de Eike Batista havia pedido para usar óleo, em vez de dinheiro, para pagar as garantias dos investimentos exploratórios mínimos exigidos pelos blocos adquiridos em maio, na 11ª rodada de licitação de áreas. Esse recurso é chamado de penhor de petróleo, é permitido no edital e foi usado, por exemplo, pela Petrobras no passado. O MP lembra que a regra estabelece que sejam “campos já em produção” e este não era o caso do campo de Tubarão Martelo.

3. Economia da China cresce 7,8% no 3º tri em termos anuais

O crescimento econômico anual da China acelerou no terceiro trimestre para 7,8% – a maior taxa de expansão neste ano e em linha com as expectativas. O crescimento havia registrado 7,5% no período de abril a junho. A recuperação econômica da China preocupava muitos investidores. A segunda maior economia do mundo cresceu 7,7 por cento nos primeiros nove meses do ano na comparação com o mesmo período de 2012, indicaram os dados da Agência Nacional de Estatísticas.


4. Bolsas asiáticas sobem com aceleração econômica na China

Os resultados da China impactaram as bolsas nas redondezas. As bolsas asiáticas encerraram o último pregão da semana em alta. O índice Xangai Composto encerrou o pregão asiático em alta de 0,2%, para 2.193,78 pontos. O Shenzhen Composto avançou 0,7%, aos 1.074,13 pontos, e o Hang Seng, em Hong Kong, subiu 1,1% e alcançou os 245,22 pontos.

5. OSX está na mira de grupo espanhol, segundo jornal

A OSX, companhia de construção naval do empresário Eike Batista, pode estar negociando com a Dragados, empresa de offshore sediada em Madri, segundo informações do jornal Folha de São Paulo. Segundo o jornal, um acordo para a venda do estaleiro da empresa estaria em negociações e dependeria da aprovação de bancos e credores para ser anunciado.

6. BHG compra Hotel Marina Palace, no Rio de Janeiro

A rede hoteleira Brazil Hospitality Group (BHG) assinou contrato para compra da LM Empreendimentos e Participações, empresa proprietária do imóvel onde está situado o Hotel Marina Palace, no Rio de Janeiro. A BHG pretende investir 15 milhões de reais em melhorias e na expansão do hotel, segundo informou em fato relevante divulgado na quinta-feira.

7. MRV tem recorde de vendas para 3º tri e reduz estoques

A MRV Engenharia teve alta de 35% nas vendas contratadas do terceiro trimestre ante o mesmo período de 2012, dando sequência a esforços para reduzir seus estoques por meio do gerenciamento das vendas em diferentes praças. Entre julho e setembro, as vendas da companhia chegaram a 1,388 bilhão de reais, no melhor resultado já obtido para o período na história da MRV. O desempenho foi estável quando comparado ao segundo trimestre deste ano.


8. Lucro líquido do Google aumenta 36,4% entre julho e setembro

O Google obteve um lucro líquido de 2,97 bilhões de dólares entre julho e setembro, 36,4% superior ao do mesmo trimestre do ano passado, de acordo com o relatório de resultados divulgado nesta quinta-feira pela companhia californiana. A empresa teve uma receita de 14,893 bilhões de dólares no terceiro trimestre do ano, 11,9% mais em termos anualizados. E 7,6% se originaram em operações realizadas pela filial Motorola Mobile.

9. Vale aprova 2ª parcela da remuneração a acionistas

O Conselho de Administração da Vale aprovou o pagamento da segunda parcela de remuneração aos acionistas no valor bruto de 4,866 bilhões de reais, referente à antecipação da destinação dos resultados do exercício de 2013, com base no balanço de junho deste ano. O montante corresponde a 0,944337462 centavos de real por ação em circulação, ordinária ou preferencial, de emissão da companhia. O pagamento será efetuado a partir do próximo dia 31.

10. Tendência é prorrogação do IPI reduzido até março

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o governo tende a concordar com a prorrogação da redução do Imposto sobre Importação (IPI), pleiteada pela indústria automotiva. Os empresários querem que a desoneração, que deveria terminar em dezembro, vá até março.