10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Após revisar a perspectiva do rating dos títulos de dívida do governo brasileiro, a Moody's reduziu a perspectiva de rating de bancos e da dívida da Petrobras

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta sexta-feira

1.Moody’s reduz perspectiva de rating de bancos no Brasil

Bradesco, Itaú Unibanco e Itaú BBA tiveram a avaliação revisada de positiva para estável pela Moody’s. A revisão foi divulgada depois que a agência de classificação de risco revisou a perspectiva do rating dos títulos de dívida do governo do Brasil para estável. A Moody’s também alterou de positiva para estável a perspectiva de rating de depósito de longo prazo em moeda local e de rating de dívida de oito bancos brasileiros: Bradesco, Itaú Unibanco, Itaú BBA, Itaú Unibanco Holding, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Safra e BNDES.

2. Moody’s reduz Petrobras por dívida

A Petrobras também não escapou. A Moody’s rebaixou os ratings de dívida em escala global em moedas local e estrangeira da Petrobras para “Baa1”, de “A3” anteriormente. O rating Baa1 é de grau médio, ainda na escala de grau de investimento, enquanto o anterior, o A3, é grau médio alto. A perspectiva permanece negativa, o que significa que a estatal poderá ter sua nota reduzida novamente no futuro.

3. Twitter pede registro para oferta inicial de ações

O Twitter pediu registro na Securities and Exchange Commission para realizar uma oferta inicial de ações (IPO) de até 1 bilhão de dólares. A companhia informou que tem mais de 100 milhões de usuários ativos todos os dias e que espera que sua base de usuários continue a crescer no curto prazo.

4. Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em queda

Durante a semana, grande parte dos mercados asiáticos havia se mostrado resistente aos problemas nos EUA e registraram uma série de ganhos, mas na sexta-feira, foi diferente. As ações nas bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda, com incertezas sobre o impasse fiscal nos EUA.


5. Recisão de Bernabè custará 6,6 mi de euros à Telecom Italia

A renúncia de Franco Bernabè ao comando da Telecom Italia vai custar 6,6 milhões de euros aos cofres da holding italiana – serão 3,7 milhões de euros a serem pagos ao executivo pelo término de seu contrato em si e outros 2,9 milhões de euros em um acordo para que Bernabè não assuma cargo em outra empresa de telecomunicações pelos próximos 12 meses. O atual CEO do grupo Telecom Italia, Marco Patuano, acumulará a função de chairman até que o substituto de Bernabè para comandar a holding italiana seja escolhido.

6. As 30 empresas com maior valor de mercado em setembro. 

Em setembro os estímulos à economia americana não foram reduzidos como se esperava – e os serviços públicos funcionavam a pleno vapor por lá – e o Brasil ainda tinha uma perspectiva de rating “positiva” segundo a Moody’s.

No mês, o Ibovespa registrou alta de 4,66%, a terceira do ano, seguindo o mês de agosto. Mas, no ano, o Ibovespa tem queda de 14,13%. Veja as 30 empresas com maior valor de mercado em setembro.

7. Anac publica edital de concessão de Galeão e Confins

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou e publicou nesta madrugada o edital do leilão de concessão dos aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG), que exigirá um lance mínimo de 4,828 bilhões de reais no caso do aeroporto fluminense, e de 1,096 bilhão para o mineiro. O leilão está marcado para 22 de novembro, na BM&FBovespa, e estima-se investimentos de 5,7 bilhões de reais em Galeão, e 3,5 bilhões em Confins.

8. Cristina Kirschner garante que honrará pagamento de dívida

A presidente argentina, Cristina Kirchner, voltou a garantir que o país vai cumprir seus compromissos de pagamento de dívida apesar da guerra judicial com fundos de investimentos americanos, que reivindicam valores milionários. ‘Ontem escutei uma frase do presidente dos Estados Unidos se referindo a oposição ao seu governo. Ele disse textualmente que querem levar o país à falência. E eu digo: um setor do Poder Judiciário dos EUA quer levar a Argentina à falência e não querem nos permitir pagar a dívida’, disse Cristina.


9. Venda de veículos desacelera, analistas apostam em IPI menor

Em setembro, as vendas de veículos novos no Brasil voltaram a desacelerar. O desempenho foi considerado fraco por analistas do mercado que apostam em uma renovação do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para além do final deste ano. Ante setembro de 2012, as vendas tiveram crescimento de 7,3%. Porém, analistas atribuem o resultado a uma fraca base de comparação após o recorde histórico de vendas de mais de 420 mil veículos em agosto de 2012, um mês excepcionalmente longo e marcado por expectativa de fim no desconto do IPI.

10. Participação de estrangeiros na Bovespa atinge novo recorde

Os investidores estrangeiros atingiram novo recorde em setembro na participação nos negócios realizados na Bovespa – 46,13%, o maior nível em quase 20 anos, segundo balanço de operações divulgado pela BM&FBovespa. Enquanto o Ibovespa encerrou setembro com alta de 4,6 por cento, as ações que mais subiram foram a preferencial da Oi , com alta de 29,53 por cento e a ordinária da Gafisa, que subiu 27,86 por cento. Na outra ponta, OGX teve a maior queda, de 30 por cento, seguida por MMX, que recuou 28,57 por cento.

Com Estadão Conteúdo e Reuters