10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado mantém Selic a 7,25% ao ano; importação de minério de ferro da China sobe 7,9%

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber.

1- Importação de minério de ferro da China sobe 7,9% em agosto. As importações da China de minério de ferro em agosto subiram 7,9 por cento ante o mês anterior, atingindo o maior nível em três meses, com compradores se voltando ao mercado internacional depois que o colapso nos preços forçou produtores domésticos a reduzir produção.

2- Mercado mantém Selic em 2012 e eleva inflação. O mercado manteve a projeção de que a Selic encerrará este ano a 7,25 por cento, após o Banco Central reiterar que, se houver espaço, uma nova redução dos juros será feita com “máxima parcimônia”, mostrou a pesquisa Focus, da autoridade monetária, divulgada nesta segunda-feira. 

3- PIB da Itália cai 0,8% no 2º trimestre, menos 2,6% em um ano. O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália registrou contração de 0,8% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano, com uma queda de 2,6% em ritmo anual, anunciou o instituto de estatísticas Istat. 

4- Hollande anuncia pacote de recuperação econômica francesa. O presidente da França, François Hollande, disse hoje (10) que organizou uma “agenda para a recuperação” da economia do país nos próximos dois anos. O pacote foi anunciado depois de ser cobrado pela sociedade francesa a mostrar alternativas aos impactos da crise econômica internacional. Segundo ele, os vencimentos acima de 1 milhão de euros serão submetidos a impostos de 75%, “sem exceções”. Hollande disse ainda que sua prioridade é o combate ao desemprego.

5- Qatar Airways quer comprar a GOL, diz Veja. A Qatar Airways quer comprar a GOL, segundo a coluna Radar da edição desta semana de Veja. A revista afirma que executivos da companhia aérea árabe reuniram-se com a direção da GOL na semana passada. 


6- Bolsas da Ásia fecham sem tendência definida. Os mercados asiáticos encerraram com sinais mistos nesta segunda-feira. A Bolsa de Hong Kong fechou praticamente estável. Os fracos dados econômicos da China pesaram no sentimento dos investidores em contraponto às expectativas de medidas adicionais de estímulo por parte de Pequim. 

7- Exportações chinesas sobem 2,7% em agosto. As exportações chinesas aumentaram 2,7% em agosto em relação ao ano anterior, um número superior a 1% de alta registrado em julho, publicou nesta segunda-feira a Administração Geral de Alfândegas (AGA) chinesa. As exportações em agosto atingiram US$ 177,970 bilhões, segundo estes dados.

8- Problemas no emprego abrem espaço para novo estímulo do Fed. O Federal Reserve deve lançar uma terceira rodada de compras de títulos nesta semana para tentar baixar os custos do crédito nos Estados Unidos e dar mais fôlego a uma economia que não está crescendo rápido o suficiente para reduzir o desemprego.

9- Vale pode ter menor aporte em 3 anos com queda dos preços. A Vale SA, que teve o pior desempenho entre as maiores mineradoras no último trimestre, está pronta a reduzir os investimentos ao menor patamar dos últimos três anos com a queda dos preços no minério de ferro diante do enfraquecimento da demanda na China .A maior produtora de matérias-primas para aço vai aprovar um plano de investimentos de US$ 16,8 bilhões para 2013, 22% menos do que o previsto para este ano. 

10- Ações europeias devolvem ganhos à espera de mais estímulos. As ações europeias devolviam os ganhos da sessão anterior nesta segunda-feira, com investidores no modo de consolidação aguardando catalisadores, como estímulo potencial dos Estados Unidos e a aprovação pela corte constitucionald a Alemanha do fundo de resgate da zona do euro.

Com Reuters, AFP, Agência Brasil, Agência Estado, EFE, Bloomberg.