10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado eleva para 5,11% a projeção de inflação no Brasil; PIB da Grécia tem contração de 6,2% no 2º trimestre

São Paulo — Aqui está o que você precisa saber. 

1- Mercado eleva projeção de IPCA a 5,11% em 2012, diz Focus. O mercado elevou pela quinta vez seguida a projeção para a inflação neste ano, para 5,11 por cento, ante 5 por cento na semana anterior, reduzindo mais uma vez a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para 1,81 por cento, ante 1,85 por cento anteriormente, de acordo com pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira.

2- PIB da Grécia tem contração de 6,2% no 2ºtri. O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia teve contração de 6,2% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a agência nacional de estatísticas, Elstat. O declínio foi menor do que o de 6,5% registrado nos três primeiros meses do ano. 

3- Itália capta € 8 bilhões em nova emissão de títulos. O Tesouro italiano emitiu nesta quinta-feira títulos para captar no mercado de obrigações, como estava previsto, oito bilhões de euros a um ano com juros em leve alta. As taxas dos títulos a 12 meses chegaram a 2,767%, contra 2,697% na última operação similar em 12 de julho.

4- Bolsas da Ásia têm queda com temores sobre China. Os principais mercados asiáticos voltaram a fechar no campo negativo nesta segunda-feira. Parte das bolsas da região continuou a sofrer com os fracos dados econômicos divulgados por Pequim na semana passada, que aumentam as preocupações de uma desaceleração econômica da China no terceiro trimestre.

5- IAG pode estudar compra de participação na American Airlines. A International Airlines Group pode avaliar a compra de uma participação na American Airlines, o que bloquearia uma eventual aquisição da companhia por parte da concorrente Delta. “Consideraríamos comprar uma parte da American Airlines se os norte-americanos receberem bem isso”, declarou no domingo uma porta-voz da IAG, dona da British Airways e da Iberia e parceira da American Airlines na aliança oneworld.


6- Economia do Japão cresce apenas 1,4% entre abril e junho. A economia do Japão sofreu um forte arrefecimento entre abril e junho ao crescer 1,4% a ritmo anual, afetada pela piora do consumo interno e das exportações no meio da crise na zona do euro. O dado do trimestre abril-junho está muito abaixo do registrado entre janeiro e março, quando o Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu 5,5% a ritmo anual. 

7- Oposição alemã quer referendo sobre medidas para crise. Políticos em toda a Alemanha defenderam neste final de semana a realização de um referendo sobre a transferência de maiores poderes para a Europa, após um levantamento ter sugerido que a maioria dos alemães rejeitariam qualquer movimento no sentido e dividir a dívida entre os países. 

8- Bancos preveem oferta restrita a novos financiamentos. Diante de uma economia estagnada e de sinais de moderação no mercado de trabalho, grandes bancos estão pessimistas. Mesmo com as várias medidas adotadas pelo governo e o juro no menor patamar histórico, banqueiros preveem que a oferta e a aprovação de novos financiamentos para o consumidor deverão ser “restritivas” no trimestre. A avaliação incomoda o governo e a equipe econômica já ameaçou que, se precisar, vai agir.

9- Banco suíço compra gestão de fortuna do Merrill Lynch. O banco suíço Julius Baer anunciou nesta segunda-feira a compra, por 716 milhões de euros, das atividades de gestão de fortuna fora dos Estados Unidos do Merrill Lynch. 

10- Lucro da Kepler Weber despenca no 2º tri para R$ 600 mil. A companhia de armazenagem de grãos Kepler Weber encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de cerca de 600 mil reais, praticamente zerando o ganho de 6,2 milhões de reais obtido um ano antes.