10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

BC inglês injeta 50 bilhões de libras em estímulo monetário e BC chinês corta o juro

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – BC inglês injeta 50 bilhões de libras em estímulo monetário. O Banco da Inglaterra (banco central) lançou uma terceira rodada de estímulo monetário nesta quinta-feira, anunciando que irá reiniciar a impressão de dinheiro e comprar 50 bilhões de libras em ativos para ajudar a tirar a economia da recessão. O BCE também reduziu a taxa básica de juros a 0,75%, uma decisão muito aguardada e que representa o menor nível da história.

2 – China corta taxas de juros pela segunda vez neste ano. O banco central da China cortou as taxas de juros pela segunda vez em dois meses nesta quinta-feira, na tentativa mais recente para impulsionar o crescimento econômico da segundo maior economia do mundo. A taxa básica de empréstimo será reduzida em 31 pontos-base, para 6 por cento, e as taxas de depósito serão reduzidas em 25 pontos-base, para 3 por cento, informou o Banco do Povo da China em comunicado em seu website.

3 – Encomendas à indústria alemã surpreendem e sobem em maio. As encomendas industriais alemãs subiram inesperadamente em maio devido ao aumento da demanda estrangeira, mostraram dados do Ministério da Economia nesta quinta-feira, sugerindo que a maior economia da Europa continua resiliente à crise da dívida da zona do euro.

4 – TIM é ação preferida nas Américas com celulares na classe C. A estratégia da TIM Participações SA de ter como alvo a população de baixa renda tornou a ação da empresa a preferida de analistas para o setor nas Américas. A unidade brasileira da maior empresa de telefonia da Itália tem recomendação média de analistas em 4,45, na escala em que 5 equivale a compra, 3 a manutenção e 1 a venda, segundo dados compilados pela Bloomberg. A média para TIM é a maior entre as 40 maiores empresas de telefonia por receita nas Américas. Os segundo lugar na região é da Telefônica Brasil SA, com média 4,36, e o terceiro é da americana CenturyLink Inc., com 4,33.

5 – “Não vamos facilitar a concorrência”, diz Edemir Pinto. “É claro que apoiamos que exista concorrência, mas facilitar, nós não vamos”. Foi assim que Edemir Pinto, presidente da BM&FBovespa, resumiu sua opinião sobre a presença de uma nova bolsa operando no Brasil. Segundo ele, a preocupação com uma possível concorrente é “zero”. Durante o evento Melhores e Maiores, da revista EXAME, o executivo disse que, pelo menos até 2014, a bolsa brasileira não tem a intenção de prestar serviços para terceiros e que está focada em investimentos que irão dar ganhos de escala, que serão transferidos para os clientes e as corretoras.


6 – Espanha emite € 3 bilhões com juros em alta. A Espanha emitiu nesta quinta-feira 3,001 bilhões de euros em títulos da dívida, o máximo previsto, mas os juros do bônus a 10 anos registraram alta, sinal do temor persistente dos investidores, pouco antes de uma reunião do Banco Central Europeu (BCE). O Tesouro Espanhol, que também emitiu títulos a três e quatro anos, pagou mais juros pelos bônus a 10 anos, os mais observados pelos mercados, com juros médio de 6,430%, contra 6,044% da operação de 7 de junho.

7 – Moody’s rebaixa qualificação do Barclays para “negativa”. A agência Moody’s rebaixou nesta quinta-feira a qualificação do banco britânicoBarclays de “estável” para “negativa”, após a renúncia do executivo-chefe Bob Diamond pela manipulação das taxas de juros interbancários Libor. O escândalo explodiu na semana passada, quando os organismos reguladores do Reino Unido e dos Estados Unidos multaram a entidade em 290 milhões de libras por manipular o Libor e seu equivalente europeu, o Euribor, entre 2005 e 2009.

8 – Credit Suisse vende quase toda sua participação na TAM. O Credit Suisse diminuiu em mais de 5% sua participação na TAM (TAMM4). Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira, o banco vendeu praticamente toda sua participação na companhia aérea. Foram aproximadamente 3,1 milhões de ações da companhia vendidas. A quantidade equivale a 5,58% do total de papéis.

9 – TOTVS é a Empresa do Ano de Melhores e Maiores de EXAME. TOTVS recebeu, nesta quarta-feira, o prêmio de Empresa do Ano da edição 2012 de Melhores e Maiores de EXAME. A cerimônia ocorreu no Clube Monte Líbano, em São Paulo. A TOTVS é a maior empresa brasileira de softwares e, no ano passado, faturou 1,3 bilhão de reais. É, também, a sexta maior do ranking mundial, no segmento de sistemas para gestão de empresas.

10 – Argentina ordena que bancos privados emprestem à produção. O Banco Central da Argentina (BCRA) ordenará aos principais bancos privados no país a estabelecer linhas de crédito para a produção de bens e serviços, em particular a pequenas e médias empresas, anunciou nesta quarta-feira a presidente Cristina Kirchner. “Vamos dizer aos principais 20 bancos, classificados como ‘A’ pelo Banco Central, que tenham a obrigação de emprestar para o investimento em produção de bens e serviços e que o façam com muita publicidade”, disse a presidente em um ato na Casa Rosada (governo).

Com agências EFE, AFP, Reuters, Agência Estado e Bloomberg.