10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Julgamento de planos econômicos será demorado, diz Santander

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta quinta-feira.

1. Julgamento de planos econômicos será demorado, diz Santander

Para o Santander Brasil, o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) das ações que reivindicam correção de cadernetas de poupança por perdas com planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 deve ser demorado devido à sua complexidade. As ações tratam do direito de ressarcimento por prejuízos decorrentes dos planos Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2.

2. OSX e OGX terão processos separados

A 14ª Câmara Cível do Rio de Janeiro julgou ontem uma série de recursos nos casos de recuperação judicial das empresas X. O desembargador Gilberto Guarino acatou um pedido da espanhola Acciona contra a tramitação conjunta dos processos de OSX e Óleo e Gás Participações (ex-OGX). As ações serão desmembradas. Já a OGX conseguiu decisão definitiva em favor da inclusão de suas subsidiárias estrangeiras na recuperação em curso.

3. Oi entra com pedido de registro de oferta de ações à CVM

A operadora de telecomunicações Oi entrou com pedido de registro de oferta pública de ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo informou a empresa em fato relevante. A empresa estima que a precificação da oferta, que faz parte do processo de fusão com a Portugal Telecom, ocorrerá em 16 de abril. O valor total do aumento de capital da Oi é estimado em, aproximadamente, 14 bilhões de reais.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


4. Lucro líquido da Ultrapar cresce 20% no 4º trimestre

A Ultrapar, holding controladora das empresas Ipiranga, Oxiteno, Ultracargo e Ultragaz, reportou lucro líquido de 370,7 milhões de reais no quarto trimestre de 2013. O valor representa uma expansão de 20% em relação ao mesmo intervalo de 2012. O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu 833,5 milhões de reais entre outubro e dezembro, incremento de 22% ante igual intervalo do ano anterior. Este é o 30º trimestre consecutivo de alta do Ebitda da Ultrapar na comparação anualizada.

5. PMI preliminar de indústria da China tem mínima de 7 meses

A atividade nas indústrias da China encolheu novamente em fevereiro, segundo indicação do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar nesta quinta-feira, reforçando as preocupações de uma leve desaceleração da economia e assustando os mercados na região.

6. Ata do Fed revela início de debate sobre aumento de juro

As autoridades do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, começaram a discutir em janeiro sobre quando seria apropriado elevar as taxas de juros, com alguns membros sinalizando que isso pode ocorrer antes do esperado, segundo a ata da mais recente reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), ocorrida em janeiro.

7. G20 tratará de impacto da política dos EUA em emergentes

Os líderes financeiros mundiais tratarão do impacto da política monetária dos Estados Unidos nos mercados emergentes no documento final de sua reunião nesta semana em Sydney, mas a linguagem ainda não foi acertada, segundo uma autoridade russa do G20.

8. GOL e Air France-KLM assinam parceria de longo prazo

A GOL assinou uma parceria exclusiva estratégica de longo prazo para cooperação comercial com a Air France-KLM. A parceria está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a cooperação abrange a ampliação do compartilhamento de voos, atividades de venda conjunta e programas de milhagens.


9. Facebook vai comprar WhatsApp por US$ 16 bilhões

O Facebook anunciou na noite de ontem que irá comprar o aplicativo de mensagens WhatsApp por 16 bilhões de dólares. O pagamento deverá ser feito com 4 bilhões de dólares em dinheiro e 12 bilhões de dólares em ações.

10. O que você precisa saber da agenda desta quinta-feira

O IBGE divulga hoje a taxa de desemprego no Brasil. Nos Estados Unidos, é divulgado o Índice de preços ao consumidor e o PMI Markit. Na Europa e na Alemanha, é feita a divulgação do PMI Industrial.