10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Petrobras adia reunião do Conselho para a próxima semana

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta quinta-feira.

1. Petrobras adia reunião do Conselho para 29 de novembro

A Petrobras confirmou, por meio de comunicado divulgado na noite de ontem, que a reunião de seu Conselho de Administração, que estava prevista para ocorrer na sexta-feira, foi adiada para 29 de novembro. A mudança de data ocorreu em meio a expectativas de que o governo possa anunciar um reajuste dos combustíveis até o fim desta semana e que o Conselho adotará o novo sistema de reajuste automático dos combustíveis.

2. Estou torcendo para a próxima crise chegar, diz bilionário

Luiz Barsi tem mais de 1 bilhão de reais na Bovespa. Em entrevista a EXAME.com, ele contou como construiu sua fortuna e criticou os clichês do mercado. “Quando entramos na Bolsa, ouvimos muito a tal frase: ‘O negócio é comprar na baixa e vender na alta’. É a maior bobagem! Esses poetas do mercado se esquecem de dizer que é extremamente difícil colocar essa teoria em prática. Não dá pra depender disso para se ganhar dinheiro na Bolsa”, afirmou o investidor que deixou de precisar trabalhar desde que tinha 50 anos.

3. JBS descarta venda de ativos para reduzir dívida

Para Wesley Batista, presidente-executivo da JBS, a eficiência em custos e sinergias decorrentes da integração de mais de uma dúzia de aquisições feitas desde 2007 vão ajudar a empresa a cumprir as metas de dívida autoimpostas até o final do próximo ano, sem alienação de ativos. Batista afrimou que a dívida líquida deve cair no próximo ano para um pouco abaixo de três vezes o ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) anual, ante 4,03 vezes no fim de setembro deste ano.


4. Telecom Italia sugere que pode vender TIM

Discursando num evento industrial na Espanha, o executivo-chefe da Telecom Italia, Marco Patuano deu indícios mais claros de que a venda da TIM Participações – que representa um quarto da receita da Telecom Itália – pode ser uma questão de tempo, apesar de comentários recentes descartarem essa possibilidade. Patuano disse que a Telecom Itália avalia diferentes opções para a unidade do Brasil, à medida em que busca formas de pagar as dívidas e melhorar a posição no mercado.

5. Dez ações que caíram com o balanço trimestral

Assim como algumas ações registraram dias de alta na Bovespa após divulgarem seus balanços trimestrais, outras viveram dias de ruína após os números se tornarem conhecidos pelos investidores. Em alguns casos, mesmo não sendo ruins, os resultados frustraram as expectativas, castigando os papéis.Veja 10 ações que sentiram a repercussão negativa do balanço trimestral.

6. Bolsas asiáticas caem com foco em estímulos nos EUA

Pressionadas pela nova sinalização de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) poderá reduzir os estímulos à economia em breve, as bolsas no mercado asiático seguiram as perdas registradas em Nova York na véspera e fecharam em queda. O índice dos gerentes de compras (PMI) da China também reforçou um tom negativo nos mercados asiáticos. O número preliminar do PMI industrial para novembro mostrou queda para 50,4, de 50,9 em outubro, como esperado.

7. OSX confirma que Votorantim honrou fiança com BNDES

A OSX Brasil comunicou na terça-feira que foi informada pelo Banco Votorantim que o banco honrou a carta de fiança encaminhada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) relacionada à execução da garantia bancária para o empréstimo-ponte contratado pela subsidiária OSX Construção Naval (OSX CN). A OSX Brasil é uma das empresas do grupo X que pediu recuperação judicial recentemente.


8. BB quer atrair investidor da Ásia para empréstimo de US$1 bi

O Banco do Brasil mantém conversas com uma série de bancos para levantar pelo menos 1 bilhão de dólares em um empréstimo sindicalizado, segundo fontes. O banco estatal busca atrair investidores asiáticos para o negócio, disse uma das fontes que não quis se identificar. Uma segunda fonte afirmou que o empréstimo teria duas partes de três e quatro anos, respectivamente.

9. Marfrig busca parceiro para operar na Indonésia

A Marfrig Global Foods deve iniciar operações na Indonésia dentro da estratégia de expansão na Ásia, segundo o novo presidente da empresa, Sergio Rial. A empresa busca uma parceria com um sócio local para 2014. Aproximadamente 65% das receitas da Marfrig vêm do mercado internacional. “A companhia é positivamente impactada por um dólar forte”, disse o executivo, que assume oficialmente o cargo em janeiro.

10. Embraer fecha negócio no Dubai Air Show

A Embraer vendeu ontem um jato Lineage 1000 para a Arab Wings durante oDubai Air Show, nos Emirados Árabes Unidos. Com a entrega prevista para o primeiro semestre de 2014, o avião executivo adquirido pela companhia aérea com base na Jordânia custa cerca de 55 milhões de dólares.