10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Gol anuncia venda de participação minoritária à americana Delta Air Lines por 100 milhões de dólares

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – Agenda do dia tem IGP-DI, Anfavea, Vale Day e Tombini em evento. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de premiação com empresários em São Paulo, às 20:00. O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, vai às 15:00 ao Plenário da Câmara dos Deputados tartar do Fundo de Previsão do Servidor Público.

2 – Delta compra fatia da Gol por US$ 100 milhões. A Gol anunciou, nesta quarta-feira, a venda de participação minoritária à americana Delta Air Lines por 100 milhões de dólares. A companhia americana irá investir o montante em troca de ADSs (american depositary shares) lastreados em ações preferenciais da Gol.

3 – Dólar opera quase estável após abertura. O dólar operava praticamente estável frente ao real na manhã desta quarta-feira, após a alta da véspera. Às 9h10 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,7977 real para venda, com variação positiva de 0,01 por cento . A cotação subiu 0,32 por cento no fechamento de terça-feira.

4 – BM&FBovespa e Cetip não se consideram concorrentes. O possível aumento da concorrência entre a BM&FBovespa e a Cetip não é motivo de preocupação para ambas as empresas. O assunto tem obtido espaço entre os analistas desde o balanço do terceiro trimestre e ganhou mais força após a Direct Edge anunciar seus planos de criar uma nova bolsa no quarto trimestre de 2012. Como a BM&FBovespa já deixou claro que não tem interesse em ceder o serviço de clearing por meio da sua Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), a Cetip é vista como uma opção lógica de parceria.

5 – Maior fundo imobiliário brasileiro fica mais rentável. O Brazilian Capital Real Estate Fund (BRCR11B), maior fundo imobiliário brasileiro com quotas negociadas em bolsa, vai elevar em 25% a distribuição mensal de aluguéis aos seus investidores. Da última vez em que isso aconteceu, em 29 de julho, as quotas do fundo tiveram uma valorização de cerca de 20% na BM&FBovespa no mês seguinte.


6 – Telefônica prepara serviço para concorrer com Netflix. A Telefônica/Vivo prepara para 2012 um novo produto para o mercado de vídeo. Na verdade, o produto já está em testes pré-comerciais agora, com cerca de 600 usuários. Trata-se de uma plataforma baseada em um set-top over-the-top (que funciona ligado à rede banda larga) para distribuição combinada de conteúdos não-lineares, TV digital aberta e eventualmente canais lineares.

7 – IPC-DI acumula alta de 5,52% no ano. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acumula altas de 5,52% no ano e de 6,28% nos últimos 12 meses até novembro, no âmbito do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). A informação foi divulgada há pouco pela Fundação Getúlio Vargas.

8 – LLX pode ter contrato com OGX na área de petróleo. A LLX pode fechar até o fim deste ano um contrato com a OGX para movimentação de 500 mil barris de petróleo por dia (bpd) no Porto do Açu, empreendimento em construção em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Ambas as empresas fazem parte do grupo EBX, de Eike Batista. Perguntado ontem se fecharia com a OGX um contrato de 500 mil barris por dia ainda em 2011, o empresário respondeu positivamente.

9 – Citigroup corta 4,5 mil empregos, assume encargo de US$ 400 mi. O Citigroup está cortando 4,5 mil postos de trabalho no mundo, afirmou o presidente-executivo da instituição, Vikram Pandit, no final da terça-feira. Pandit, durante a Goldman Sachs Financial Services Conference, disse que o banco terá gastos de 400 milhões de dólares no quarto trimestre por causa de indenizações e outras despesas relacionadas aos cortes.

10 – Bolsas da Ásia sobem com otimismo sobre Europa. As Bolsas da Ásia se recuperaram e fecharam no campo positivo, com esperanças de que os líderes europeus irão elaborar um plano para conter a crise da dívida soberana na zona do euro e, dessa forma, evitar o rebaixamento de suas notas de crédito. Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que, no entanto, registrou leve volume de negociações, o que indica cautela por parte dos investidores. O índice Hang Seng subiu 298,35 pontos, ou 1,6%, e fechou aos 19.240,58 pontos.