10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Na Europa, mercados operam em alta após resultados positivos apresentados pelo banco norte-americano JPMorgan & Chase. No Brasil, ações da T4F estreiam hoje na bolsa

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – Agenda: IBC-Br no Brasil e estoques de petróleo nos EUA. As atenções dos investidores estarão voltadas para a divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), calculado pelo Banco Central. Nos Estados Unidos, o Departamento de Energia informa os estoques de petróleo da última semana. No calendário corporativo americano, o JPMorgan Chase já divulgou resultados. No Brasil e na Europa, não são esperados balanços de empresas que possam ter impacto nos mercados.

2 – Mercados: bolsas e commodities se recuperam, dólar cai. As bolsas se recuperam das perdas causadas ontem pela crise nuclear no Japão enquanto investidores aguardam dados que podem mostrar aumento das vendas do varejo nos Estados Uidos. O dólar cai em relação ao euro e as duas moedas se valorizam sobre o iene. As commodities avançam. Na China, o governo poderá subir novamente o compulsório, disse o jornal Economic Information. No Brasil, o dólar voltou a se aproximar de 1,60 real ontem com a aversão externa ao risco. Os juros futuros caíram ontem com o resultado do varejo abaixo do esperado e hoje acompanham o dado de atividade do Banco Central.

3 – JPMorgan & Chase lucra US$ 5,6 bilhões no 1º trimestre de 2011. O gigante do setor bancário norte-americano anunciou nesta quarta-feira (13) um lucro líquido de 5,6 bilhões de dólares durante o primeiro trimestre de 2011, ou 1,28 dólar por ação. O resultado é superior frente aos 3,3 bilhões de dólares alcançados em igual período do ano anterior. A receita da instituição financeira totalizou 25,8 bilhões de dólares.

4 – Banco BMG deve anunciar hoje a compra do Banco Schahin. O banco BMG, líder na concessão de crédito consignado entre as instituições financeiras privadas do País, negocia de uma só vez a compra dos bancos Schahin e Morada. O anúncio de aquisição do Schahin deve ser anunciado hoje, informa a reportagem do Valor Econômico. O valor da transação não deve ser divulgado. Já em relação ao banco Morada, executivos não foram encontrados para comentar o assunto, segundo apurou O Estado de S. Paulo.

5 – Bancos aceleram emissão de títulos com alta de custo de captação. O Banco Bonsucesso e o Banco Cruzeiro do Sul estão entre as instituições financeiras brasileiras que aumentaram a emissão de dívida no exterior para ampliar a capacidade de empréstimos. Essas iniciativas vêm num momento em que as medidas do governo para conter o crescimento do crédito elevaram os custos de captação dos bancos para o maior nível em oito meses.

6 – STJ condena mineradora Vale a pagar R$ 340 milhões à Petros. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou ontem (12) a Vale a pagar 340 milhões de reais à Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), informa a reportagem do Valor Econômico. O valor se refere a um contrato pelo qual a Petros comprou 4,8 toneladas de ouro numa oferta pública feita pela Vale, em 1988.

7 – Machado Meyer vê pelo menos 12 IPOs e 30 fusões no Brasil em 2011. A bolsa brasileira deve ter pelo menos 20 ofertas de ações neste ano, sendo 12 delas aberturas de capital, considerando as que estão sendo assessoradas pelo escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. Na área de fusões e aquisições, o escritório analisa cerca de 30 operações.

8 – Ações de portos quadruplicam com recorde em embarques no Brasil. Investidores estão despejando dinheiro em ações de operadoras de portos brasileiros, mesmo a preços três vezes mais altos que os do mercado em geral. A expectativa é que os atrasos em embarques e os volume recordes de carga impulsionem os lucros dessas companhias. O preço das ações das três empresas listadas na BM&FBovespa que operam portos no País pelo menos quadruplicou nos dois anos até março.

9 – Arezzo recebe recomendação elevada pelo Itaú BBA. A Arezzo (ARZZ3) recebeu classificação outperform (performance acima da média do mercado) no início de cobertura das analistas Juliana Rozenbaum e Francine Martins, do Itaú BBA. O preço-alvo por ação é de 28 reais até o final de 2011, o que representa um potencial de valorização de 21,8%.

10 – Embraer tem recomendação para ADRs rebaixada pelo Santander. A Embraer, quarta maior fabricante mundial de aviões, teve sua recomendação rebaixada de compra (buy) para manter (hold) pelo Santander, que citou o “forte desempenho acima do mercado” para os ADRs (American Depositary Receipts) da companhia. A instituição financeira elevou sua projeção para o preço-alvo de cada ADR da embraer de 34 para 36 dólares, segundo relatório assinado pelos analistas Alexandre Amson e Caio Dias.

Bônus: As ações da T4F Entretenimento, empresa que captou 539,310 milhões de reais com o IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês), serão negociadas no mercado pela primeira vez nesta sessão, sob o ticker SHOW3. Conforme o procedimento de bookbuilding, os papéis ordinários foram precificados em 16,00 reais.