10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Investidores centram as atenções no discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – Bernanke é destaque em dia de agenda vazia. A quarta-feira (9) volta a registrar poucos indicadores econômicos relevantes aos mercados financeiros globais, o que reforça a influência de expectativas, resultados corporativos e notícias pontuais no humor de investidores. Um dos poucos eventos do dia com potencial para guiar os negócios será o testemunho do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

2 – Bolsas de Londres e de Toronto se preparam para unir operações. A London Stock Exchange (LSE) e o TMX Group anunciaram na noite de terça-feira (8) que estão discutindo a formação de uma operadora transatlântica, com valor de mercado de mais de 6,8 bilhões de dólares. A combinação poderá formar a principal plataforma do mundo para negociação de ações de mineração e energia, cujos valores dispararam com o avanço dos preços das commodities.

3 – Aposta em alta de juros cai com previsões de corte do orçamento. Operadores de renda fixa estão cortando suas apostas de alta do juro básico no ritmo mais forte em seis semanas, diante de especulações de que o governo da presidente Dilma Rousseff vai fazer uma redução suficiente nos gastos para frear a inflação.

4 – Silvio Santos terá de pagar R$ 1 bilhão a Receita, diz jornal. Após a venda do banco PanAmericano ao BTG Pactual, a conta parece que chegou ao empresário e apresentador Silvio Santos. E ela vem da Receita Federal, que pode cobrar dele 1,14 bilhão de reais em tributos. É o que afirma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira.

5 – Os primeiros passos da Portugal Telecom na brasileira Oi. Sete meses depois do desembarque da Portugal Telecom no capital da Oi, os portugueses finalmente começam a desenhar um plano de negócios para fazer com que a companhia brasileira se transforme na supertele sonhada pelo governo passado.

6 – CSN eleva participação na produtora de carvão Riversdale. A Companhia Siderúrgica Nacional aumentou sua participação na mineradora australiana, que é alvo de uma oferta de aquisição de 3,9 bilhões de dólares feita pela Rio Tinto. A empresa brasileira ampliou sua fatia de 16,29% para 17,58%, segundo comunicado enviado à bolsa da Austrália.

7 – Eike Batista participa de teleconferência da OGX. Eike Batista, presidente do conselho de administração da OGX Petróleo e Gás Participações, realiza nesta manhã, a partir das 10 horas, uma teleconferência para atualização da evolução dos empreendimentos do Grupo EBX. No pregão de ontem, as ações da OGX dispararam 5,3%, figurando como a maior alta do Ibovespa no dia.

8 – Alpargatas paga dividendos nesta quarta-feira após decisão judicial. A São Paulo Alpargatas (ALPA3, ALPA4) anunciou que irá pagar hoje juros sobre capital próprio após ter sido barrada no ano passado por uma decisão judicial, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

9 – FGV: inflação pelo IPC-S desacelera em 7 capitais. A inflação do varejo desacelerou em todas as sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para cálculo do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de até 7 de fevereiro.

10 – IPC-Fipe desacelera para 1,12% na 1ª prévia de fevereiro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou alta de 1 12% na primeira quadrissemana de fevereiro, desacelerando em relação à alta de 1,15% com que fechou o mês de janeiro.

Direto da Bolsa: Varejistas dão o troco e voltam a subir na bolsa – 2 Edição

Leia mais: Queda recente das ações da OdontoPrev é injustificável, alerta HSBC