10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Credores podem entrar como sócios da OGX; Bolsas asiáticas fecham em queda com Síria e Fed

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta quarta-feira.

1. Presidente do Bradesco considera positiva reunião de Mantega com bancos

Em nota emitida após a reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e representantes de bancos, Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco, afirmou que as instituições vão trabalhar para estruturar um consórcio de bancos públicos e privados. De acordo com Trabuco, as concessões são uma oportunidade para o Brasil se diferenciar.

2. Dólar fecha em baixa ante o real na terça-feira

Ontem, o dólar fechou em baixa de 0,71% ante o real no mercado de balcão, cotado a R$ 2,3710. A moeda havia começado o dia em alta. A mudança de tendência, à tarde, aconteceu apesar de, no exterior, o dólar norte-americano continuar sustentando ganhos ante divisas como os pesos mexicano e chileno e o dólar australiano. Para Claudio Frischtak, presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, o Brasil terá de se acostumar com o dólar valorizado.

3. Credores podem entrar como sócios da OGX

Reportagem da Folha de São Paulo afirma que Eike Batista está oferendo fatias da OGX para quitar dívidas. De acordo com a reportagem, pelo menos dois fundos, o Pimco e o BlackRock, já teriam sinalizado a possivbilidade de sociedade com o empresário.

4. Vale descarta Thyssenkrupp desistir da venda da CSA

A Vale descarta a possibilidade de a sócia alemã Thyssenkrupp desistir da venda da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA). De acordo com o diretor executivo de Ferrosos da Vale, José Carlos Martins, a lentidão no processo tem como pano de fundo o pior momento da siderurgia mundial.

5. Eletrobras pode investir menos que o previsto em 2013

O diretor financeiro e de relações com investidores da Eletrobras, Armando Casado, infomou que os investimentos da Eletrobras em 2013 podem ficar abaixo da projeção inicial de 13,8 bilhões de reais. Os investimentos da Eletrobras devem somar de 11 bilhões de reais a 12 bilhões de reais neste ano, segundo Casado. O executivo também afirmou que a decisão sobre os ativos de distribuição deverá sair em 2014.


6. Grupo hoteleiro Accor vê lucro de 2013 com cautela

A Accor, maior grupo hoteleiro da Europa, disse estar cautelosa com o lucro de 2013 em meio a um clima econômico difícil na Europa. A empresa está investindo em seu serviço de reserva online. O grupo hoteleiro prevê um lucro operacional anual numa faixa de 510 milhões a 530 milhões de euros, ante os 526 milhões registrados em 2012.

7. Bolsas asiáticas fecham em queda com Síria e Fed

Ainda com temores sobre um possível ataque militar dos Estados Unidos contra a Síria, os mercados de ações da Ásia fecharam em queda nesta quarta-feira. A bolsa de Manila foi uma das mais atingidas; Ela chegou a registrar queda de 6% durante a sessão.

8. JBS quer adquirir 51,3 milhões de ações da Vigor em OPA

A FB Participações informou ontem que a JBS pretende adquirir 51.281.432 de ações da Vigor na operação de troca por papéis da líder global da indústria de carnes. A operação de troca, anunciada no fim de julho, acontece pouco mais de um ano após o segmento de lácteos da JBS ter sido segregado.

9. BB Seguros passa a ter 20,5% do capital social do IRB

A BB Seguros Participações, subsidiária da BB Seguridade Participações, pagou ontem o montante referente à compra de 212.421 ações ordinárias de emissão do IRB-Brasil Resseguros detidas pela União. Dessa forma, a BB Seguros passa a deter 20,5% do capital social do IRB.

10. Confiança do consumidor alemão cai a 6,9 em setembro

Pela primeira vez em oito meses o índice de confiança do consumidor da Alemanha medido pela GfK recuou. O índice caiu para 6,9 pontos em setembro, de 7,0 pontos em agosto. O resultado ficou abaixo do previsto pelos economistas, que apontavam para um ligeiro aumento a 7,1 pontos.

 

Com Agência Brasil, Estadão Conteúdo, Folha de São Paulo e Reuters.