10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Banco do Japão mantém política monetária inalterada; mercado aguarda a ata da última reunião do Fed

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber.

1- Banco do Japão mantém política monetária inalterada. O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manteve sua política monetária inalterada ao final de sua reunião de dois dias nesta quarta-feira, alegando que a economia está melhorando. A instituição afirmou que, embora o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) tenha permanecido em deflação, “alguns indicadores apontam para um aumento da inflação”. O Banco do Japão tem o objetivo de atingir uma meta de inflação de 2% em cerca de dois anos. 

2- Mercado aguarda a ata da última reunião do Fed. Nesta terça-feira, o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, e o chefe do Fed de St. Louis, James Bullard, esfriaram as apostas de que o BC norte-americano começará em breve a reduzir seu programa de compra de ativos. Hoje, as atenções se voltam para o discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, e para a ata da última reunião de política monetária da instituição.

3- Tombini diz que projeções indicam crescimento de 3%. O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira que projeções indicam um crescimento da atividade econômica em 2013 em torno de 3%. De acordo com Tombini, estas projeções indicam sustentabilidade no processo de recuperação da produção brasileira. Ele destacou, em audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, o crescimento da produção industrial nos últimos meses e que deve ir na mesma direção no segundo trimestre de 2013. 

4- Porto da Vale carrega recorde de 400 mil t de minério. O Porto de Tubarão, operado pela mineradora Vale, realiza até quarta-feira o maior carregamento de minério de ferro de sua história, informou a empresa nesta terça-feira. Um navio gigante da companhia, o Vale Espírito Santo, da categoria Valemax, está em processo de carregamento total, com 400 mil toneladas de minério. 

5- Governo impõe térmica bicombustível à MPX por pouco gás. O governo exigiu a conversão de um projeto de térmica a gás natural da MPX para operação bicombustível –com óleo combustível também– após a companhia de Eike Batista ter apresentado como garantia de suprimento volumes insuficientes de gás da irmã e parceira OGX. A MPX terá que arcar com os custos adicionais da mudança do projeto, sem repassá-los ao consumidor final. 


6- BC britânico permanece dividido sobre novo estímulo. As principais autoridades do Banco da Inglaterra, banco central britânico, permaneceram divididas pelo quarto mês seguido em maio por 6 a 3 em relação a reiniciar o programa de compra de ativos, em meio a sinais de que a economia está melhorando. Como esperado, o presidente do BC, Mervyn King, foi derrotado em sua penúltima reunião de política monetária antes de se aposentar, ao pedir de novo mais 25 bilhões de libras em compras de ativos. 

7- Petrobras não fará nova emissão de ações, diz Graça Foster. A presidente da Petrobras, Graça Foster, reforçou nesta terça-feira que a companhia “não fará nova emissão de ações”. Em aula inaugural na Universidade Estácio de Sá, no Rio, a presidente também reforçou a importância do programa de venda de ativos da companhia. 

8- Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes. Os mercados de ações da Ásia fecharam em direções divergentes nesta quarta-feira, com um declínio acentuado em empresas start-ups pressionado o pregão em Xangai. Além disso, as companhias do setor de energia lideraram a Bolsa de Hong Kong para o terreno negativo. 

9- BC agirá para derrubar inflação. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, repetiu nesta terça-feira que a autoridade monetária continuará vigilante e fará o que for necessário, de forma tempestiva, para trazer a inflação para baixo no segundo semestre deste ano.

10- As empresas que mais lucraram no Brasil no 1º trimestre. A Petrobras foi a companhia que apresentou o maior lucro no primeiro trimestre do ano, segundo ranking da Economatica, elaborado por Einar Rivero. Veja os 20 maiores lucros das empresas listada em bolsa,

Com Estadão Conteúdo, Reuters.