10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Ambev supera Petrobras e vira empresa mais valiosa do Brasil; Governo adia plano de elevar gasolina para início de 2013

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – Ambev supera Petrobras e vira empresa mais valiosa do Brasil. A maior fabricante de bebidas do país alcançou o valor de R$ 248,7 bilhões, enquanto a estatal encerrou o pregão da BM&FBovepa valendo R$ 247,2 bilhões.

2 – Governo adia plano de elevar gasolina para início de 2013. O governo iniciará uma política para reduzir a diferença entre os preços no mercado doméstico e internacional para que a Petrobras cumpra seu programa de investimento.

3 – Preliminar de PMI da China atinge máxima de 13 meses. O PMI industrial preliminar do HSBC para a China subiu para uma máximade 13 meses de 50,4 em novembro, o mais recente indicador de recuperação na economia real após dados mostrando sólido crescimento do crédito, exportações mais firmes e alta da produção industrial no mês anterior.

4 – BTG Pactual vê retomada de IPOs no futuro, diz Esteves. “Estou confiante de que o número de IPOs em mercados de capitais em desenvolvimento irá deslanchar”, disse ele ao participar do evento Ericsson Business Innovation Forum, nesta quarta-feira.

5 – Amil analisará nos próximos dias termos de incorporação. Conselho de Administração da companhia se reunirá para analisar os termos da incorporação da Mind Solutions, sociedade da UnitedHealth. O grupo espera lançar a oferta pública de aquisição (OPA) de ações da Amil no primeiro trimestre de 2013, sendo que a Mind Solutions pode inclusive comprar papéis fora dessa operação.


6 – IPCA-15 recua para 0,54% em novembro. Com o resultado anunciado hoje, o IPCA-15 acumula taxas de 5,05% no ano e de 5,64% em 12 meses até novembro. O resultado, divulgado na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou acima da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo AE Projeções, de 0,51%.

7 – FGV: confiança da indústria recua na prévia de novembro. Após três meses de alta, a confiança do setor industrial, medido pelo Índice de Confiança da Indústria (ICI), recuou 0,8% na prévia de novembro em relação à de outubro, ao passar para 105,1 pontos. 

8 – Deputados argentinos aprovam lei de controle sobre capitais. A medida amplia o controle sobre o mercado exercido pela Comissão Nacional de Valores, organismo estatal autônomo. Após o anúncio oficial do projeto, em 22 de outubro passado, a Bolsa de Buenos Aires caiu mais de 3%, revelando a rejeição do mercado ao aumento do controle por parte do governo.

9 – Sabesp confia em melhorar reajuste, mas ações caem 5,6%. Os papéis terminaram o dia com desvalorização de 5,55 por cento, a 80,54 reais, enquanto o Ibovespa perdeu 0,37 por cento. A empresa está questionando uma série de itens da nota técnica preliminar da Arsesp divulgada na semana passada. Entre os pontos estão cortes de despesas operacionais, volumes de consumo médio mensal de água e ganho de eficiência.

10 – Tesouro pode fazer emissão externa ainda em 2012. O coordenador geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Fernando Garrido, disse nesta quarta-feira que “é possível” que haja uma nova emissão externa ainda este ano. Segundo ele, as condições de mercado estão positivas para emissões, mas como a necessidade de financiamento do Brasil é baixa.

Bônus: Investidor migra de CDB para letras imobiliárias. O volume em circulação das chamadas LCIs, usadas pelos bancos para financiar hipotecas, cresceu 37 por cento em um ano.

Com as agências Reuters, Estadão Conteúdo, Bloomberg, Agência Brasil