10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Irlanda nega necessidade de pacote de ajuda econômico; vencimento de opções de ações traz volatilidade ao mercado

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – Rumor sobre necessidade de pacote de resgate à Irlanda é negado. O Ministro das Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, anunciou que o país não precisará de nenhuma ajuda financeira internacional. No final da semana passada, temores sobre o Anglo Irish Bank abalaram os mercados, uma vez que analistas esperam que seja necessário um montante de € 25 bilhões para salvar o banco.

2 – Vencimento de opções sobre ações traz volatilidade ao pregão. Nesta segunda-feira (20), com o vencimento de opções sobre ações na Bovespa, a expectativa  é de que o exercício  gere volatilidade no pregão ao longo do dia. Na sexta-feira, a Bovespa fechou em leve baixa de 0,85%.

3 – Relatório projeta até 34 bilhões de barris no pré-sal. As reservas do pré-sal da Bacia de Santos podem conter de 15 a 20 bilhões de barris, além dos 14 bilhões confirmados pela Petrobras até agora, o que indica um total de até 34 bilhões de barris. A projeção é da certificadora Gaffney, Cline & Associates, em relatório elaborado por encomenda da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

4 – Multiplus anuncia parceria com Redecard.A Multiplus, empresa de fidelização da companhia aérea TAM, anunciou nesta segunda-feira assinatura de memorando de entendimentos para realizar negócios futuros de resgate, acúmulo e consulta do saldo de pontos do seu programa de fidelidade na rede credenciada da Redecard.

5 – Silver Lake compra fatia da Locaweb e desembarca no Brasil.
O grupo de private equity Silver Lake está chegando à América Latina com a compra de uma participação minoritária da Locaweb, empresa brasileira de hospedagem de sites e “cloud computing”, de olho na expansão acelerada da Internet no Brasil.

6 – Bolsas da Europa começam a semana em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta segunda-feira, depois de terem encerrado em queda o último pregão da semana passada, pressionadas volta dos temores sobre a economia da Irlanda, o que afetou especialmente as ações dos bancos europeus.

7 – Nasdaq OMX lançará nova plataforma em 8 de outubro. A Nasdaq OMX informou nesta segunda-feira que recebeu aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, para lançar uma nova plataforma de negócios em 8 de outubro.

8 – Seis bancos quebraram nos Estados Unidos durante o final de semana. Na noite desta sexta-feira (17) foram confirmadas mais seis baixas no sistema financeiro  norte-americano. Com a quebra do ISN Bank, Maritime Savings Bank, Bramble Savings Bank, Bank of Ellijay, First Commerce Community Bank e do The Peoples Bank, o número de instituições bancárias que chegaram à falência neste ano alcançou 125.

9 – Moody´s e Fitch sobem nota de novo fundo anti-crise da UE. As agências de classificação financeira Moody’s e Fitch atribuíram nesta segunda-feira a nota AAA, a mais alta de suas escalas, às emissões de dívida que poderão ser disponibilizadas pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEES), criado para ajudar os países em crise da Eurozona.

10 – Economia americana divide atenções com oferta da Petrobras. Após mais uma semana em que o otimismo inicial foi abatido por indicadores negativos, a cautela deve continuar a prevalecer nas bolsas mundiais, sugerem analistas. É o que promete a agenda de indicadores da próxima semana, cujo ponto alto nacional é a taxa de desemprego (às 9 horas da quinta-feira, dia 23). No cenário internacional, o destaque vai para a reunião do FOMC (Banco Central Americano), na terça-feira (21) às 15h15.

Leia mais sobre Ações

Leia mais sobre Bancos

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter