10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 – CVM: relatórios negativos sobre Petrobras poderiam ter saído antes da megaoferta. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou ontem que as instituições financeiras que participaram da megacapitalização da Petrobras poderiam ter divulgado análises da oferta durante o período em que a operação ainda estava aberta. Semana passada, os bancos Itaú e Morgan Stanley derrubaram as cotações ao publicar relatórios negativos sobre a estatal.

2 – Brookfield aprova implementação de programa de ADRs. A Brookfield informou na noite de ontem que aprovou a implementação de Programa Patrocinado de American Depositary Receipts (ADRs) Nível 1 lastreados em ações ordinárias. SEC e CVM deverão autorizar a implementação, que terá como instituição depositária o Citibank. A  razão é de uma Depositary Share para cada duas ações ordinárias.

3 – State Grid, da China, quer parceria com Eletrobrás. A estatal chinesa State Grid negocia com a Eletrobrás a realização de parceria para participação em leilões de geração de eletricidade no Brasil, disse ontem em Pequim o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner. A companhia já colocou um pé no Brasil neste ano com a compra de sete linhas de transmissão de energia, por US$ 1,73 bilhão. As informações são do Estado de São Paulo.

4 – Tensões cambiais inflamam em meio à alta do dólar. A disputa entre a Coreia do Sul e o Japão em torno das taxas de câmbio inflamou nesta quinta-feira, destacando as tensões geradas pela perspectiva de que Washington aumente a impressão de dólares para tentar ajudar a economia norte-americana.

5 – Atacado desacelera e IGP-M sai a 0,75%.  A inflação pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desacelerou para 0,75 por cento na primeira prévia de outubro, contra 0,99 por cento em igual período de setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

6 – Agenda traz dados do varejo brasileiro em foco. O desempenho do setor varejista brasileiro no mês de agosto deve chamar a atenção dos investidores nesta quinta-feira (14). O IBGE traz os dados do setor às 9h30. Além disso, o mercado deve acompanhar os números do IGP-M referente ao primeiro decêndio do mês de outubro. O índice será publicado pela FGV, às 8h. Mais tarde, às 12h30, o Banco Central traz os dados do fluxo cambial semanal.

7 – Anhanguera educacional votará entrada no Novo Mercado. O Conselho da Anhanguera Educacional está convocando seus acionistas para assembleias marcadas para o dia 29 de outubro. A partir das 10 horas, ocorre a assembleia geral, seguida por uma assembleia especial voltada para os acionistas que possuem ações preferenciais (sem direito a voto) da empresa.

8 – Embraer vende 15 jatos para a Air Lease Corp. A Embraer anunciou nesta quarta-feira (13/09) um acordo com a Air Lease Corp., empresa americana de financiamento, compra e leasing de aeronaves, para a venda de 15 jatos Embraer 190. A primeira entrega está programada para junho de 2011.Do total, cinco são reconfirmáveis.

9  – Bolsas da Europa começam a quinta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta quinta-feira, depois de terem encerrado também em alta o último pregão, devido aos bons resultados corporativos nos Estados Unidos. No início do pregão desta quinta, o DAX-30, principal índice da bolsa de Frankfurt, na Alemanha,  abriu em alta de 0,24% e vai para  os 6.450 pontos.

4 – Bovespa alcança recorde em número de negociações. A BM&FBovespa (BVMF3) alcançou hoje um novo recorde de número de negociações com ações no segmento Bovespa. Foram realizadas 800.223 operações, incluindo as realizadas na sessão regular e no after market.  Os números atingidos nesta quarta-feira (13) superam a marca anterior em 21%. No dia 23 de setembro deste ano, a bolsa registrou o número de 662.406 negócios.


 

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados