Empreendedores discutem seus negócios com CEOs no Mentoria PME

Ainda dá tempo de se inscrever na segunda edição do Mentoria PME, que coloca empreendedores ao lado de presidentes de grandes organizações

Depois de amargar quedas em 2015 e 2016, a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro volte a crescer. De acordo com projeção do Ministério da Fazenda, o PIB deverá registrar elevação de 0,5% em 2017, o que sinaliza retomada do crescimento econômico.

Após dois anos de recessão, é preciso se preparar para aproveitar o novo ciclo de expansão do mercado. É o caso dos 25 empreendedores, de diversos setores (educação, saúde, tecnologia, consultoria ambiental, varejo e serviços), que participarão da segunda edição do Mentoria PME, que começa em abril. Ainda dá tempo de inscrever a sua empresa.

O programa foi criado pela revista EXAME e tem a parceria da Fundação Dom Cabral. O objetivo é oferecer orientação exclusiva e presencial com o presidente de uma grande organização sobre as questões mais críticas para o crescimento do negócio do empreendedor.

Cada presidente atua como mentor de uma empresa participante e analisa o negócio em profundidade para oferecer um diagnóstico das situações e dos desafios enfrentados pelos empreendedores. Além da mentoria individual, o programa inclui painéis com professores da FDC, palestras com pensadores e workshops com líderes de grandes negócios.

A sócia e diretora administrativo-financeira da Agrológica, Danielle Vicentin, conta que participou do programa em 2016, pois sentia falta de trocar experiências sobre o seu mercado e o modelo de gestão adotado pela empresa de distribuição de insumos agrícolas, cuja sede fica em Primavera do Leste, em Mato Grosso. “Nossa relação com o mentor durante o programa foi muito positiva, e o mais interessante foram as perguntas que nos fizeram. Elas nos abriram a cabeça e nos permitiram conhecer um método de gestão altamente eficaz”, afirma Danielle.

A Agrológica foi acompanhada por Mateus Bandeira, presidente da consultoria Falconi, que trouxe com ele o executivo Josue Bressane, da Falconi Gente, braço da consultoria especializado em RH. “Já havíamos iniciado nosso planejamento estratégico e a mentoria foi fundamental no gerenciamento de diretrizes e desdobramento de metas”, diz Danielle. “É um projeto que está direcionando a empresa para os próximos anos”, aponta.

A Agrológica ficou tão satisfeita com o resultado da mentoria que decidiu participar da segunda edição do programa. “O contato com novos empreendedores vai enriquecer ainda mais nosso aprendizado e as melhorias que queremos realizar na empresa”, explica Danielle.

A segunda edição do EXAME Mentoria PME começa no dia 17 de abril. As inscrições para o preenchimento das últimas vagas estão abertas. Cada empresa pode indicar até três executivos. Saiba mais no site.