YouTube sai dos anúncios virtuais e cria campanhas físicas

Site já explorou pontos de ônibus em São Paulo e Rio e agora cria ações para seus canais promissores

São Paulo – Desde outubro, o Google estreou, com o YouTube, propagandas físicas, saindo dos exclusivos anúncios digitais.

A empresa espalhou anúncios em centenas de pontos de ônibus em São Paulo e Rio de Janeiro, divulgando canais considerados carros-chefe do YouTube brasileiro: Porta dos Fundos, Manual do Mundo e Camila Coelho.

A empresa agora amplia a estratégia física e criou quatro ações especiais para falar desses canais prioritários. Os anúncios em pontos ficam até meados de dezembro nas ruas. Essa ações acontecem nessa semana.

Confira quatro exemplos de ações para o YouTube:

MakeUp Machine

Para o canal da Camila Coelho, famosa pelas dicas de beleza, o YouTube criou uma máquina que identifica as características visuais das pessoas, como a tonalidade de pele e cor dos olhos.

A experiência entrega, ao final de cada interação, vídeos tutoriais da Camila Coelho e kits de maquiagem personalizados para cada pessoa aprender e usar. A partir do dia 5 de dezembro, a máquina estará disponível na sede do Google, em São Paulo.

PlayTags

Os anúncios do YouTube para a Linha Quatro Amarela de São Paulo serão constituídos por pequenas ‘tags’ de NFC destacáveis que, ao aproximá-las de um smartphone com esta tecnologia, acessam os novos conteúdos dos principais canais da campanha para serem assistidos no metrô, em casa ou em qualquer lugar.

Maleta do Manual

Para promover o canal de ciências e experimentos do Manual do Mundo, o YouTube desenvolveu uma maleta criada pelo próprio Iberê Tenório, com elementos, ingredientes e acessórios personalizados para cada episódio.

As Maletas hi-tech só abrirão nos dias em que os vídeos do Manual do Mundo estiverem no ar. A partir do dia 2 de dezembro, a máquina estará disponível na sede do Google em São Paulo.

Selfie do Porta

O YouTube criou a campanha #SelfieDoPorta para o Porta dos Fundos, trazendo tecnologia e diversão para os pontos de ônibus da cidade a partir da próxima semana.

Conectando o celular via wi-fi ao totem no ponto de ônibus, as pessoas poderão tirar fotos com os personagens mais famosos do canal e compartilhar as selfies.

As melhores selfies poderão ser compartilhadas pelos atores, como Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente e Antonio Tabet.