Yoko Ono consegue impedir venda de bebida chamada “John Lemon”

Yoko Ono entrou na justiça contra marca que usava nome John Lemon se associando ao nome do ex-Beatle John Lennon

São Paulo – A artista Yoko Ono conseguiu uma vitória contra o uso indevido do nome de seu falecido marido, o ex-Beatle John Lennon.

Ono processou a empresa polonesa Mr Lemonade Alternative Drinks Ltd, que vende há cinco anos uma bebida de limonada  vegan e sem glúten chamada “John Lemon” – uma piada com a palavra em inglês que significa “limão”.

Para ela, a marca usava indevidamente o nome registrado “John Lennon” de forma clara e tentava capitalizar sobre a fama do músico, abusando de sua imagem.

O produto pode ser encontrado na Inglaterra e em outros 13 países europeus.

O batalha foi curta. Após os representantes de Yoko Ono mandarem cartas judiciais à empresa e também aos seus distribuidores, a Mr Lemonade acatou o pedido de imediato.

Segundo representantes da empresa comunicaram aos jornais britânicos, eles são apenas um pequeno negócio e não tinham como se defender na justiça e lutar contra a fortuna milionária de Ono.

A partir de novembro, a bebida passará a se chamar On Lemon. Já os estoques que foram distribuídos só poderão ser vendidos até o fim de outubro.

Ono foi representada pela firma holandesa Hoyng Rokh Monegier. No processo, pediam cinco mil euros por dia de reparos legais e mais 500 euros por cada garrafa vendida.

Provas

No processo, os advogados de Ono mostraram que, em algumas campanhas publicitárias, a marca já tinha feito referências ao nome John Lennon, provando assim que era proposital o trocadilho do nome.

Em uma peça publicitária, havia a inscrição “let it be”, uma das músicas mais famosas dos Beatles, e um par de óculos redondos, marca registrada de Lennon em fotografias.

Em outra propaganda, Lennon aparecia segurando limões.

John Lemon: marca foi acusada de usar marca indevida de John Lennon John Lemon: marca foi acusada de usar marca indevida de John Lennon

John Lemon: marca foi acusada de usar marca indevida de John Lennon (John Lemon/Divulgação)

John Lemon: marca foi acusada de usar marca indevida de John Lennon John Lemon: marca foi acusada de usar marca indevida de John Lennon

John Lemon: marca foi acusada de usar marca indevida de John Lennon (John Lemon/Divulgação)