Vodca Absolut apresenta “Blank”

Com novo conceito global, marca espera liderar um movimento pela criatividade

São Paulo – De Andy Warhol a Spike Jonze, foram vários os artistas que tiveram seus nomes ligados às memoráveis campanhas da Absolut, a vodca premium número um do mundo. Dessa vez, reforçando seu conceito criativo, a marca sueca acaba de lançar o conceito global “Blank” (em branco), com a assinatura “All starts with an Absolut Blank” (“Tudo começa com uma Absolut Blank”)

Criado pela própria marca em conjunto com sua agência global, a TBWA\Chiat\Day, de Nova York, o conceito enfatiza a ideia de que os grandes processos criativos e artísticos surgem a partir de uma tela ou papel em branco.

“O grande desafio de Absolut é ser líder de um movimento global pela criatividade. A ideia é que todos, a partir de uma folha de papel em branco, possuem a capacidade de criar. Esse não é um dom exclusivo dos grandes artistas”, explicou Rafael Souza, gerente de grupo de bebidas premium da Pernod Ricard Brasil, lembrando da ligação que Absolut sempre teve com grandes artistas e que isso fez dela mais do que uma marca de vodca premium, mas sim um objeto de desejo e que atrai fãs em diversos lugares do mundo.

O executivo diz ainda que “Blank”, que já foi lançada na Inglaterra, é a principal atividade da marca este ano também no Brasil, onde a campanha terá adaptações da Lew’Lara\TBWA.

“É o maior trabalho de Absolut já feito aqui no País. Pela primeira vez em nossa história no mercado nacional teremos filmes veiculados na TV aberta. Também continuamos na TV por assinatura, que é um meio de vital importância para nós”, afirmou.

O plano de mídia ainda contempla anúncios de mídia impressa e ações na internet, com destaque para o Facebook. “Na rede social teremos, em nossa página brasileira, um aplicativo onde a pessoa pode criar insigths de arte na garrafa de Absolut a partir das fotos de seus amigos. Teremos algo semelhante para iPhone”.


A campanha conta ainda com a participação de 18 artistas, sendo cinco brasileiros, como os designers e ilustradores Adhemas Batista e Eduardo Recife, e o artista plástico Fernando Chamarelli, por exemplo.

Outra ação que já está em andamento é o Espaço Absolut Blank dentro do 4º Nova Cultura Contemporânea, evento realizado pela Rojo em parceria com a Art Unlimited e a BossaNovaFilms e que ocorre até o próximo dia 29 na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. No local, a cada semana, um artista cria ao vivo, junto com o público, uma obra de arte.

“Nós continuamos muito fortes em nossa plataforma de eventos, que sempre foi uma marca registrada de nossa comunicação”, ressaltou Souza.

Essa nova campanha é focada diretamente na marca Absolut e não em um ou outro produto específico de sua vasta linha. Também não implica em lançamento de produto. Atualmente, o Brasil está entre os cinco maiores mercados de Absolut no mundo, em uma lista que é liderada pelos Estados Unidos.

Segundo Souza, a cada 10 vodcas premium comercializadas no País, oito são da família Absolut, que inclui as marcas Absolut Vodka, Pears, Peppar, Citron, Vanilia, Apeach, Mango, Ruby Red, Berri Açaí e Absolut 100.